Geral

Em menos de 20 dias, chuvas voltam a causar vários estragos em Itagimirim

Parte de uma casa desabou e várias ruas ficaram alagadas com força das águas

Rastro101
22/11/2012 por Rafael Amaral, atualizado em 13/12/2017 às 12h34 por Redação



ITAGIMIRIM - A força da chuva que caiu na tarde dessa quinta-feira (22), volta a causar muitos estragos na cidade de Itagimirim, extremo-sul baiano. Em menos de vinte dias, essa já é a segunda vez que a chuva prejudica moradores da cidade.

Chuvas abriram diversos buracos pela cidade. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Chuvas abriram diversos buracos pela cidade. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)

Diversos pontos da cidade foram atingidos pela força das águas. Calçamentos das ruas foram arrancados, deixando buracos em vários pontos, casas foram invadidas pelas águas e duas delas desabaram parcialmente. O tempo fechou rapidamente e uma forte chuva começou a cair por volta de 13h30 da tarde, durando aproximadamente 30 minutos, mas deixou um rastro de estragos pela cidade.

Diversas casas que haviam sido atingidas com as chuvas que caíram no início deste mês e que já estavam sendo recuperadas pela prefeitura municipal, voltaram a ser invadidas com a chuva de hoje. De acordo com moradores do local, apesar de ter caído uma chuva rápida, a força foi muito maior, e a chuva de ventos molhou mais casas. "Desta vez, até minha casa foi invadida pela chuva por causa dos ventos" - disse a moradora da Rua 7 de Setembro, Girlene Domingues, que também teve a sua casa invadida.

Parte da casa de uma moradora cedeu com três pessoas dentro. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Parte da casa de uma moradora cedeu com três pessoas dentro. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)

Na Rua Belmonte, uma casa desabou parcialmente e quase causou uma tragédia. A casa ficava em uma encosta e a parte da cozinha cedeu totalmente. Os destroços e utensílios ficaram espalhados morro abaixo. A dona da casa, Angélica Santos de Souza, 22 anos, estava no quarto da frente da casa com suas duas filhas, uma de 5 e outra de 2 anos de idade. "No momento em que ouvi um forte barulho na cozinha, eu corri para a casa da vizinha e deixei as crianças" - relatou Angélica, ainda muito abalada com o que aconteceu. Vizinhos e amigos ajudaram a retirar o restante dos objetos do imóvel, que apresentava riscos de desabar por completo.

Quando a cozinha desabou, parte da parede caiu no telhado da casa ao lado, atingindo a cozinha. O proprietário da casa atingida, um senhor de idade que não teve o nome divulgado, disse que estava na cozinha no momento que lajotas caíram sobre a mesa. "Dei um pulo e saí correndo na hora" - relatou o senhor.

Casas na Rua 7 de Setembro foram invadidas novamente(Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Casas na Rua 7 de Setembro foram invadidas novamente(Foto: Rafael Amaral / Rastro101)

No bairro Francino Andrade, a chuva também causou muitos estragos. Ruas e casas foram invadidas pela força das águas que desceram do morro. De acordo com o morador local Maxuell Freitas, que é especialista em construções e edificações, a cidade é cercada por morros com plantações de eucalipto. As folhas das árvores captam muita água da chuva, e os fortes ventos fazem com que a água caia dessas folhas e se acumule rapidamente, descendo morro abaixo e levando lama, sujeira e entulhos, o que faz tapar os bueiros.

Estradas vicinais que ligam o município com a zona rural foram totalmente danificadas impossibilitando o trânsito (Foto:Ascom/Prefeitura)Estradas vicinais que ligam o município com a zona rural foram totalmente danificadas impossibilitando o trânsito (Foto:Ascom/Prefeitura)

De acordo com o secretário de obras da prefeitura, Gumercindo Brito, mais conhecido como "Branco", as estradas vicinais que ligam o município à área da zona rural está intransitável. O ônibus escolar que faz a linha da Fazenda Araxá ficou atolado na estrada impossibilitando o transporte dos alunos que moram na zona rural.

Ainda de acordo com o secretário, os moradores que tiveram suas casas atingidas devem procurar a prefeitura para que sejam amparados com moradia adequada até que tudo esteja normalizado. Não houve registros de feridos.

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:
Chuvas Enxurradas

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu