Esporte

Encontro de capoeira é realizado em Itagimirim

Evento contou com batizado, troca de cordel e formatura

Ascom – Prefeitura de Itagimirim
15/10/2018 por Redação, atualizado em 28/11/2018 às 16h14 por Redação

Capoeiristas de várias localidades participaram do evento. (Ascom-Itagimirim)Capoeiristas de várias localidades participaram do evento. (Ascom-Itagimirim)A manhã desde domingo 14 de Outubro, marcou o início de uma nova fase para os alunos da Capoeira do Grupo Raça de Itagimirim. Novos integrantes do grupo foram batizados e receberam o CORDEL VERDE, primeira graduação da capoeira. Outros alunos participantes ganharam cordéis de acordo com as graduações alcançadas. A ocasião também foi de confraternização pois reuniu diversos professores, alunos, amantes e simpatizantes da capoeira na cidade de Itagimirim.

Ao som do berimbau, do atabaque e do pandeiro, formou-se o coro e começou a roda da capoeira. Batizados e graduados jogaram com os mestres, para depois receber o novo cordel. Ao final, foi realizada uma roda de integração, em que todos se enfrentaram, alunos e professores. Além de praticar a capoeira, a maioria dos participantes tocava algum instrumento e cantava no coro.

*** TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ***
Conforme o professor Marcelo (Pica-Pau), responsável pela Capoeira de Itagimirim, esta é mais uma etapa que está sendo vencida pelos integrantes do grupo:

“A troca de cordéis é fruto da superação e crescimento deles, não só como capoeiristas, mas também como pessoas; eles estão amadurecendo”, declarou Marcelo.

Marcelo ainda informou que esse encontro serviu também para aproximar os amantes da capoeira de diversas localidades: " Hoje, aqui em Itagimirim, recebemos pessoas de várias cidades, tais como: Eunápolis, Camacã, Itabuna, Muritiba, Tapeaçú, Santo Amaro, Vitória da conquista, Ilhéus, Itapebi, Geolândia, Porto Seguro e Almenara, em Minas Gerais. Estiveram presentes também os mestres, Alan Ferradura, Mestre Geladeira, Seu Benício de Camacã, Mestre Tarzan, Mestre Perna de Sapo e nosso Mestre Medicina. A interação com projetos de diversos municípios que participaram do evento é de suma importância para o desenvolvimento dos jovens que fazem parte do programa. Os nossos alunos fizeram uma belíssima apresentação no evento, encantando todos os presentes. Quero ressaltar que todos os alunos de Itagimirim passaram no exame de capoeira” - concluiu.

Confraternização reuniu diversos professores, alunos, amantes e simpatizantes da capoeira na cidade de Itagimirim. (Ascom-Itagimirim)Confraternização reuniu diversos professores, alunos, amantes e simpatizantes da capoeira na cidade de Itagimirim. (Ascom-Itagimirim)

A prefeitura de Itagimirim através do Departamento de Esporte vem dando total apoio as atividades de capoeira no município. Os alunos que participam do projeto, tem aulas todas segundas, quartas e sextas-feiras no Colégio Othoniel Ferreira, das 18:00 às 19:00. Os jovens aprendizes também participam de viagens e encontros em cidades circunvizinhas.

Encantada com a evolução dos alunos e com a certeza que os investimentos na área de educação, cultura, esporte e lazer tem trazido diversos benefícios para toda comunidade, a Prefeita Devanir Brillantino ressaltou a importância de continuidade e maiores investimentos nesse esporte que tanto vem ajudando jovens e adultos em Itagimirim: “Tenho plena certeza que os investimentos que estão sendo disponibilizados para nossa juventude tem trazido frutos positivos para toda comunidade, fato esse que as estatísticas vem demonstrando a diminuição da violência na nossa cidade. Posso garantir, e os números confirmam que, a redução da violência no município são resultados desse projeto e, de outros investimentos realizados para nossa juventude” - Afirmou a Prefeita Devanir.

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:
Capoeira itagimirim encontro

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu