Saúde

Mutirão de exames e cirurgias está zerando as filas de procedimentos eletivos

Pacientes de Itagimirim e do distrito de União Baiana estão sendo beneficiados com a ação

Ascom – Prefeitura de Itagimirim
04/07/2018 por Redação, atualizado em 06/07/2018 às 09h10 por Redação

Em Itagimirim, 55 pacientes, em média, são conduzidos para a realização dos procedimentos cirúrgicos. (Divulgação)Em Itagimirim, 55 pacientes, em média, são conduzidos para a realização dos procedimentos cirúrgicos. (Divulgação)Os pacientes do município de Itagimirim e do distrito de União Baiana que buscam o Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo beneficiados com a rapidez e agilidade dos mutirões realizados pela Secretaria de Saúde de Itagimirim, em parceria com cidades vizinhas.

No Estado da Bahia, os Mutirões de Cirurgias estão acabando com as filas para procedimentos eletivos e transformando-as em uma fila de bons resultados.

*** TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ***
Em Itagimirim, 55 pacientes, em média, são conduzidos para a realização dos procedimentos cirúrgicos nos hospitais que a cidade mantém a parceria de mutirões.

Para que tenham maior conforto e tranquilidade durante a viagem, uma equipe de profissionais capacitados (agentes de saúde - chefe de regulação - técnicas de enfermagem e assessoria técnica) faz o acompanhamento dos pacientes, minimizando assim, a ansiedade do pré-operatório.

A fila de espera para cirurgias de vesícula, hérnia, laqueadura, cistos, nódulos, útero e miomas, estão quase zeradas no município. De acordo com a chefe da regulação, Maria Aparecida: “em épocas passadas, os pacientes aguardavam pelos procedimentos médicos por longos períodos, e muitas vezes não conseguiam sucesso nos exames e/ou cirurgias. Agora, com o Mutirão, conseguem resolver tudo entre quinze e vinte dias”.”.

Hoje são mais de 2 mil cirurgias e exames realizados, e mais de 500 pacientes atendidos num prazo de 90 dias. (Divulgação)Hoje são mais de 2 mil cirurgias e exames realizados, e mais de 500 pacientes atendidos num prazo de 90 dias. (Divulgação)

“A gente tem conseguido superar a expectativa. Hoje são mais de 2 mil cirurgias e exames realizados, e mais de 500 pacientes atendidos num prazo de 90 dias. A gente tem percebido uma diminuição gradativa na fila de espera, e o nosso intuito, é que todos os paciente do nosso município sejam atendidos e seus problemas de saúde sejam solucionados, dentro das possibilidades médicas”.

Uma das grandes vantagens de ser atendida pelo programa de mutirões, segundo uma das pacientes, é não ter gastos com o procedimento, nem antes e nem depois da realização do mesmo.

“Se fosse particular, gastaria uns 4 mil reais entre cirurgia e exames. Agora fiz os exames e a cirurgia de graça. Estou realizando um sonho. Além de tudo, viajamos em ônibus confortável, fomos bem alimentados com lanches, água, suco e café. Minha vida tem melhorado muito depois dessa cirurgia. Agora estou podendo fazer tudo o que eu quero”- relatou uma da pacientes.

Dentre vários casos de pacientes atendidos no município, o que mais chama a atenção, é o da moradora do distrito de União Baiana, Valdirene Cardoso.

Pacientes viajam em ônibus confortável, e recebem alimentação durante o trajeto. (Divulgação) Pacientes viajam em ônibus confortável, e recebem alimentação durante o trajeto. (Divulgação)

No seu relato, Valdirene é taxativa em afirmar que: “há exatamente 40 dias, acompanhei minha filha para uma cirurgia de laqueadura, passaram-se 15 dias, voltei e acompanhei a minha mãe para uma cirurgia de pedra na vesícula (colelitíase), e o que me deixou mais feliz, foi o tratamento recebido por toda equipe da saúde, desde o momento da partida, até o retorno. A gente se sentiu valorizadas e respeitadas como ser humano, em um momento de muita fragilidade. Somos gratas a todos que nos apoiaram e que vem desenvolvendo esse maravilhoso trabalho para o pessoal de União Baiana”.

Com a demanda de atendimentos em aberto, os pacientes que precisarem de procedimentos cirúrgicos (hérnia, vesícula, laqueadura, mioma, cistos), devem se dirigir até a Secretaria de Saúde do município e entrar em contato com Janaina ou Cida, de Segunda a Sexta-feira, em horário comercial.

Álbum de imagens

Link curto: http://bit.ly/2MPjWme

TÓPICOS:
Mutirão saúde itagimirim

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu