Menu

MENU

Início Notícias Agenda Contato
PUBLICIDADE

Publicado: 07/10/2017, por Redação Atualizado: 07/10/2017 às 19h55, por Redação

Cidadania

Integração dos planos de conservação e recuperação da Mata Atlântica é realidade no Sul da Bahia

A Veracel financiou a elaboração dos PMMAs em nove dos dez municípios, apoiando o fortalecimento de políticas públicas de meio ambiente no território

Ascom/Veracel

Os dez municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Itabela, Guaratinga, Mascote, Belmonte, Canavieiras, Itagimirim e Itapebi participaram de uma oficina para integração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – PMMA. (Foto: Thiago Mota)Os dez municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Itabela, Guaratinga, Mascote, Belmonte, Canavieiras, Itagimirim e Itapebi participaram de uma oficina para integração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – PMMA. (Foto: Thiago Mota)

Com o objetivo de identificar oportunidades de ações integradas para a conservação e preservação da Mata Atlântica e dos recursos hídricos, os dez municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Itabela, Guaratinga, Mascote, Belmonte, Canavieiras, Itagimirim e Itapebi participaram de uma oficina para integração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – PMMA. O evento foi organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, nos dias 04 a 06/09, e contou com a participação de ambientalistas, ONGs, gestores municipais, representantes da Veracel e do Ministério do Meio Ambiente. O PMMA reúne e normatiza elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica desenvolvidos por cada município.

“Essa é a nossa primeira experiência de plano de Mata Atlântica regionalizado e integrado”, afirmou o diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Cesar Mantovani. Por meio dessa integração, os municípios poderão interagir com uma visão integrada e em escala territorial, superando assim o desafio de evitar iniciativas fragmentadas, na gestão de práticas sustentáveis voltadas para a conservação da Mata Atlântica.

Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itagimirim, Thiago Mota, participou ativamente das oficinas. (Foto: Thiago Mota)Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itagimirim, Thiago Mota, participou ativamente das oficinas. (Foto: Thiago Mota)

A Veracel financiou a elaboração dos PMMAs em nove dos dez municípios (o município de Porto Seguro já havia iniciado a elaboração do seu PMMA), apoiando o fortalecimento de políticas públicas de meio ambiente no território. “A empresa deu um passo importante na direção da integração e valorização das questões ambientais na região, possibilitando o diálogo entre todas as partes interessadas”, destacou Mantovani. “A integração dos planos municipais mostra o interesse conjunto na conservação do meio ambiente no território e é uma iniciativa inédita no Brasil. A Veracel se orgulha por fazer parte desse processo”, comentou Renato Carneiro, gerente de Sustentabilidade da empresa.

Plantio de eucalipto integrado com o meio ambiente

O manejo na área florestal da Veracel Celulose inclui cuidados quanto à preservação da flora e fauna nativas para que elas coexistam com as plantações de eucalipto. As operações são realizadas segundo um Plano de Manejo Integrado que sintetiza os programas, ações e procedimentos adotados no processo de Gestão Florestal da empresa, além do Diálogo Ativo com as comunidades. O objetivo é assegurar, com isso, a produtividade, a proteção ambiental e a segurança das pessoas.

Saiba mais sobre as práticas de conservação do bioma Mata Atlântica realizadas pela Veracel acessando o site: http://dabahiaparaomundo.veracel.com.br

Nosso número do WhatsApp: (73) 9 9910-1023
Através de nosso canal no WhatsApp, você poderá enviar perguntas, sugestões, relatos, além de áudio, fotos ou vídeos que poderão virar notícia no site após apuração de nossa equipe. Fique ligado com a redação do RASTRO101!

Comunicar erro na matéria

COMUNICAR ERRO

Este espaço destina-se apenas à comunicação de erros encontrados em nossos textos. Preencha os campos abaixo informando os detalhes do erro.



PUBLICIDADE

TÓPICOS: Mata Atlântica Veracel Integração Conservação Meio Ambiente Veja mais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estamos nas redes sociais:

PUBLICIDADE

Últimas no Rastro

PUBLICIDADE
  Receba nossas notícias
PUBLICIDADE
Cadastre-se no Rastro101 e receba nossas notícias



  • Quem somos
  • Editorial
  • Privacidade

  • RASTRO101
    © COPYRIGHT 2011-2018 | DR WATSON INFORMÁTICA E PUBLICIDADE LTDA.