Cidadania

Itagimirim comemora 7 de Setembro e incentiva o resgate de valores culturais e cívicos nas escolas

Evento foi realizado em União Baiana e em Itagimirim em comemoração aos 195 anos de independência do Brasil

Rastro101
08/09/2017 por Redação, atualizado em 08/09/2017 às 21h53 por Redação

Evento foi realizado pela manhã em União Baiana (Daniel Oliveira)Evento foi realizado pela manhã em União Baiana (Daniel Oliveira)

O feriado de 7 de Setembro, data em que é comemorado o Dia da Independência do Brasil, foi marcado com grande desfile cívico e apresentações no município de Itagimirim e no distrito de União Baiana. O evento realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, contou com a presença da prefeita Devanir Brillantino, vice-prefeito Luizinho, secretários municipais, vereadores, professores, alunos e centenas de moradores que prestigiaram o desfile.

As comemorações tiveram início no distrito de União Baiana, com o Hasteamento das Bandeiras e a apresentação da FAMUB - Fanfarra de União Baiana. Também foi apresentado o resultado do trabalho feito pelos alunos sobre os Símbolos Nacionais do Brasil. Em respeito à família por conta do falecimento do ex-vereador Antônio Rodrigues, não foi realizado o tradicional desfile cívico pelas ruas da localidade e as bandeiras foram hasteadas a meio-mastro em luto ao antigo morador. "Apesar de ser um dia comemorativo em relação à história do Brasil, devemos nos lembrar daqueles que fizeram parte da história em nossa cidade", lembrou a prefeita Devanir.

Hasteamento das Bandeiras em frente à Prefeitura Municipal de Itagimirim. (Daniel Oliveira)Hasteamento das Bandeiras em frente à Prefeitura Municipal de Itagimirim. (Daniel Oliveira)

Já no período da tarde, as comemoração ao 7 de Setembro tiveram início em Itagimirim com o Hasteamento das Bandeiras em frente ao Paço Municipal, com a presença de diversas autoridades, da Guarda Mirim do município, e membros da Loja Maçônica Augusto Gonçalves. Logo em seguida foi realizado um grande desfile cívico que saiu do Colégio Municipal Othoniel Ferreira dos Santos, percorreu a Rua 7 de Setembro, Praça Prado Kelly e Avenida 13 de Maio, terminando com belíssimas apresentações na Praça Castro Alves.

Escolas municipais desfilaram com seus pelotões (Daniel Oliveira)Escolas municipais desfilaram com seus pelotões (Daniel Oliveira)

Além dos alunos das escolas municipais que participaram com seus pelotões e os alunos da Casa de Cultura, fizeram parte das apresentações a Fanfarra de Santa Cruz Cabrália (FANJUC), Fanfarra de Jussari (FAMUJ), Fanfarra de Itapebi (FAMARP) e a Fanfarra de Itagimirim (FANJUITA) que abrilhantaram as apresentações. O Grupo de Capoeira Raça, sob a coordenação do instrutor Marcelo Pinto, apresentou com seus alunos a tradicional "jogada de rede", e o grupo de Balé "Na pontinha dos pés", sob o comando do Diretor de Cultura Wilker Araújo, encantou o público presente na Praça Castro Alves.

Professores trabalharam o incentivo ao resgate cultural e cívico nas escolas. (Daniel Oliveira)Professores trabalharam o incentivo ao resgate cultural e cívico nas escolas. (Daniel Oliveira)

Resgate cívico nas escolas

Visando incentivar o resgate dos valores culturais e cívicos na comunidade escolar em Itagimirim, os professores trabalharam com seus alunos temas relacionados à história do Brasil, seus Símbolos Nacionais e costumes cívicos, como exemplo, a execução do Hino Nacional e hasteamento das Bandeiras nas escolas. Durante todos os dias, alunos se revezavam para participar do Hasteamento das Bandeiras com o incentivo dos alunos da Guarda Mirim.

Entregas foram feitas ao município durante comemorações do 7 de Setembro. (Daniel Oliveira)Entregas foram feitas ao município durante comemorações do 7 de Setembro. (Daniel Oliveira)

Município e moradores foram beneficiados

Ainda como parte das comemorações, a prefeita Devanir entregou kits para as gestantes, na sede do CRAS em União Baiana e na Assistência Social em Itagimirim. O evento contou também com a presença do Deputado Federal José Carlos Araújo, que na oportunidade, também fez a entrega oficial do Trator Agrícola, adquirido através de uma emenda feita por José Carlos Araújo, que prestigiou as apresentações culturais em Itagimirim.

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:
Prefeitura De Itagimirim 7 De Setembro Desfile Cívico

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu