Menu

MENU

Início Notícias Agenda Contato
PUBLICIDADE

Publicado: 23/06/2017, por Redação Atualizado: 30/06/2017 às 08h45, por Redação

Economia

Missão do Banco Mundial e governo de Moçambique visita Biofábrica de Cacau

A visita fez parte do Memorando de Entendimento Trilateral, que foi assinado entre os governos do Brasil e de Moçambique com o Banco Mundial

Mariana Ferreira
ASCOM-IBC / DRT 4471

DivulgaçãoDivulgação

Cerca de 20 servidores do governo de Moçambique, na África, e uma equipe do Banco Mundial visitaram o parque fabril do Instituto Biofábrica de Cacau (IBC), em Ilhéus, na última semana. A missão, organizada em parceria com o Governo

Federal e o da Bahia, teve o intuito de apresentar ao governo moçambicano políticas públicas de desenvolvimento e redução da pobreza rural promovidas nos Territórios de Identidade Litoral Sul e Baixo Sul da Bahia.

“Ficamos impressionados positivamente com a Biofábrica e com sua produção em grande escala. Quando visitamos o laboratório também ficamos impressionados com o rigor com que o trabalho é feito, porque requer muita pesquisa, muito conhecimento e técnicos qualificados. No nosso país, infelizmente, ainda não temos viveiros com essa dimensão, com esta escala. Esperamos poder levar essa experiência para o nosso país”, destacou Yolanda Gonçalves, diretora de Planificação e Cooperação no Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Moçambique.

A visita fez parte do Memorando de Entendimento Trilateral, que foi assinado entre os governos do Brasil e de Moçambique com o Banco Mundial para reforço da Cooperação Sul-Sul – articulação política e de intercâmbio econômico, científico, tecnológico e outras áreas entre países em desenvolvimento. “E, ao mesmo tempo, enquadra-se no Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Moçambique, que foi desenvolvido pelo nosso ministério com intervenção de outros setores, e também está alinhada ao Projeto Sustenta, que tem muita similaridade com o Projeto Bahia Produtiva”, concluiu Yolanda.

DivulgaçãoDivulgação

“A visita à Biofábrica de Cacau reúne não somente o desenvolvimento e pesquisa, mas também uma iniciativa que é mais abrangente, com relação à participação na recuperação das florestas com espécies nativas. O Banco Mundial vem proporcionando algumas iniciativas com relação a acordos de cooperação, e dando sequência ao acordo entre o governo brasileiro e o maçambicano, com a participação do Banco Mundial, essa missão inicia o processo para construção dessa cooperação de forma mais estratégica e planejada”, informou Fátima Amazonas, Especialista Senior em Desenvolvimento Rural do Banco Mundial.

“A Bahia foi escolhida em função de um dos projetos financiados pelo Banco para o estado, que é o Bahia Produtiva [da Secretaria de Desenvolvimento Rural], e porque tinha as condições que poderiam favorecer as visitas de campo e as reuniões que a equipe de Moçambique precisaria para o desenvolvimento dos trabalhos”, completou Fátima. “A Biofábrica está sempre aberta ao público e em busca de parcerias que acrescentem no processo de desenvolvimento rural e econômico da Bahia. Estamos sempre em colaboração mútua com outras instituições de tecnologia e a missão de Moçambique reforça a imagem sustentável que a Bahia confere internacionalmente”, disse Lanns Almeida, diretor-geral do IBC.

DivulgaçãoDivulgação

Além do Instituto Biofábrica de Cacau, a missão visitou empreendimentos como a Cooperativa de Palmito (Coopalm), no município de Camamu, a Cooperativa da Agricultura Familiar, com agroindústria de processamento de cacau, em Ibicaraí, e o assentamento Terra Vista, em Arataca. Também estiveram presentes equipes do Bahia Produtiva, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), agricultores e produtores de Moçambique.

Nosso número do WhatsApp: (73) 9 9910-1023
Através de nosso canal no WhatsApp, você poderá enviar perguntas, sugestões, relatos, além de áudio, fotos ou vídeos que poderão virar notícia no site após apuração de nossa equipe. Fique ligado com a redação do RASTRO101!

Comunicar erro na matéria

COMUNICAR ERRO

Este espaço destina-se apenas à comunicação de erros encontrados em nossos textos. Preencha os campos abaixo informando os detalhes do erro.



PUBLICIDADE

TÓPICOS: Biofábrica Cacau Moçambique Bahia Desenvolvimento Veja mais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estamos nas redes sociais:

PUBLICIDADE

Últimas no Rastro

PUBLICIDADE
  Receba nossas notícias
PUBLICIDADE
Cadastre-se no Rastro101 e receba nossas notícias



  • Quem somos
  • Editorial
  • Privacidade

  • RASTRO101
    © COPYRIGHT 2011-2018 | DR WATSON INFORMÁTICA E PUBLICIDADE LTDA.