Menu

MENU

Início Notícias Agenda Contato
PUBLICIDADE

Publicado: 20/05/2017, por Redação Atualizado: 20/05/2017 às 08h33, por Redação

Economia 4

Veracel estimula intercâmbio de experiência comunitárias

Projeto de agricultura familiar de União Baiana é motivo de inspiração

ASCOM / VERACEL

Veracel Celulose viabilizou o encontro entre a Associação de Pequenos Produtores Rurais de União Baiana, distrito de Itagimirim, e as associações de Petrolândia e Ponto Central. (Divulgação)Veracel Celulose viabilizou o encontro entre a Associação de Pequenos Produtores Rurais de União Baiana, distrito de Itagimirim, e as associações de Petrolândia e Ponto Central. (Divulgação)

Com o objetivo de proporcionar a troca de experiências e a interação entre as comunidades com potencial para desenvolver projetos de agricultura familiar, a Veracel Celulose viabilizou o encontro entre a Associação de Pequenos Produtores Rurais de União Baiana, distrito de Itagimirim, e as associações de Petrolândia e Ponto Central, no último dia 09/05. “União Baiana é reconhecida por sua vontade de avançar de forma coletiva e tem se destacado no nosso território. Essa troca é importante para a motivação de outras comunidades”, comentou Izabel Bianchi, especialista em Responsabilidade Social da Veracel. Também participaram do encontro representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Cruz Cabrália, Santa Maria do Salto, Itagimirim e Belmonte.

Durante o encontro, foi apresentado o projeto Roça do Povo, seus desafios, avanços, conquistas e resultados. Os participantes também conheceram de perto os processos de produção dos derivados da mandioca, as unidades de beneficiamento e armazenamento. “Se isso foi construído aqui, em um lugar tão distante e pequeno, com certeza outras comunidades também podem fazer o mesmo e até mais”, concluiu Agnevaldo Cardoso Rodrigues, tesoureiro da Associação e um dos maiores incentivadores do projeto.

Agnevaldo Cardoso, um dos incentivadores do projeto, diz que o trabalho desenvolvido em União Baiana também pode ser realizado em qualquer outra comunidade. O Secretário de Agricultura de Itagimirim, Thiago Mota, ressaltou o compromisso do município em dar suporte necessário para que a Associação possa se fortalecer mais e expandir seus negócios. (Divulgação)  Agnevaldo Cardoso, um dos incentivadores do projeto, diz que o trabalho desenvolvido em União Baiana também pode ser realizado em qualquer outra comunidade. O Secretário de Agricultura de Itagimirim, Thiago Mota, ressaltou o compromisso do município em dar suporte necessário para que a Associação possa se fortalecer mais e expandir seus negócios. (Divulgação)

“Tudo isso vai ajudar o nosso município”, disse o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Santa Cruz Cabrália, Euclides Sena, ao final da reunião. Segundo ele, há muito tempo não vivenciava um aprendizado tão importante. O Secretário de Agricultura de Itagimirim, Thiago Mota, ressaltou o compromisso do município em dar suporte necessário para que a Associação possa se fortalecer mais e expandir seus negócios.

Contribuir com o desenvolvimento do território é um dos valores da Veracel. Por isso, a empresa investe no fortalecimento das comunidades rurais e em projetos sustentáveis. União Baiana é um caso de sucesso de protagonismo e coesão social. Seu caminho tem se tornado inspiração para outras iniciativas comunitárias de perfil similar no território também apoiadas pela Veracel. “Quando as comunidades desejam mudar e se organizam em projetos sustentáveis, aí nós conseguimos avançar”, finalizou Izabel. A experiência da Associação tem criado condições para contribuir com outras comunidades fora do território da Costa do Descobrimento.

O projeto Roça do Povo, na comunidade de União Baiana possui como principais fontes de renda o cultivo da mandioca, a produção da farinha e subprodutos como biscoitos, bolos, goma e pães. (Divulgação)O projeto Roça do Povo, na comunidade de União Baiana possui como principais fontes de renda o cultivo da mandioca, a produção da farinha e subprodutos como biscoitos, bolos, goma e pães. (Divulgação)

SOBRE O ROÇA DO POVO – O projeto Roça do Povo, na comunidade de União Baiana possui como principais fontes de renda o cultivo da mandioca, a produção da farinha e subprodutos como biscoitos, bolos, goma e pães. A parceria com a Veracel começou em 2007 envolvendo apoio para capacitação, estruturação e suporte de gestão. Atualmente, a associação conta com 127 sócios, gerando renda para mais de 320 pessoas.

Entre as principais realizações da Associação está o atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA de Itagimirim. Como meta de curto prazo, a Associação está se preparando para criar uma cooperativa e ter condições para abastecer o município e participar de outras iniciativas públicas. Também está atenta a necessidade de preparar os jovens da comunidade para dar continuidade ao trabalho.

Nosso número do WhatsApp: (73) 9 9910-1023
Através de nosso canal no WhatsApp, você poderá enviar perguntas, sugestões, relatos, além de áudio, fotos ou vídeos que poderão virar notícia no site após apuração de nossa equipe. Fique ligado com a redação do RASTRO101!

ÁLBUM
Comunicar erro na matéria

COMUNICAR ERRO

Este espaço destina-se apenas à comunicação de erros encontrados em nossos textos. Preencha os campos abaixo informando os detalhes do erro.



PUBLICIDADE

TÓPICOS: Veracel União Baiana Itagimirim Roça Do Povo Veja mais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estamos nas redes sociais:

PUBLICIDADE

Últimas no Rastro

PUBLICIDADE
  Receba nossas notícias
PUBLICIDADE
Cadastre-se no Rastro101 e receba nossas notícias



  • Quem somos
  • Editorial
  • Privacidade

  • RASTRO101
    © COPYRIGHT 2011-2018 | DR WATSON INFORMÁTICA E PUBLICIDADE LTDA.