Menu

MENU

Início Notícias Agenda Contato
PUBLICIDADE

Publicado: 20/12/2016, por Redação Atualizado: 20/12/2016 às 23h29, por Redação

Cidadania

Fórum discute o protagonismo juvenil em comunidades do Sul da Bahia

Fórum discute o protagonismo juvenil em comunidades do Sul da Bahia

Ascom / Veracel




O 1º Fórum de Protagonismo Social Juvenil do Sul da Bahia foi realizado na última quinta-feira (15) no SENAC de Porto Seguro. A ação, de iniciativa do Instituto Mãe Terra e da Veracel Celulose em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), contou com a participação de mais de 150 jovens de 64 comunidades rurais e costeiras dos dez municípios da área de atuação da Veracel.

“Nosso objetivo é discutir o protagonismo social juvenil no território. Estes jovens estão exercitando o priorizar o outro, estão abraçando uma oportunidade e estão em busca da mudança. Eles querem ser sujeitos protagonistas em suas comunidades”, explica Flaelma Almeida da Silva, coordenadora pedagógica do Instituto Mãe Terra.



Os jovens apresentaram projetos sustentáveis para suas comunidades, com possibilidade de serem replicados em outras localidades. Cada projeto foi elaborado dentro de eixos temáticos prioritários para o desenvolvimento do território: Cultura e Identidade; Educação e Cidadania; Geração de Renda e Emprego; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Saúde e Qualidade de Vida; e Esporte, Lazer e Entretenimento. “O jovem é capaz de pensar, reformar e propor projetos de mudanças”, sintetiza o jovem Rafael Silva Oliveira, da comunidade Colônia, em Eunápolis.

Para um dos agentes de desenvolvimento comunitário e participante do Fórum, Erlizan Rodrigues de Oliveira, o evento demonstrou uma mudança no censo crítico de percepção e mobilização para sanar dificuldades. “Perdi o sentimento de comodismo, não sou mais como antes”, afirmou o agente da comunidade Frutos da Terra de Porto Seguro.



O diretor presidente da Veracel, Antonio Sergio Alipio, também esteve presente no evento e destacou a importância de projetos de mobilização social para a transformação do território. “Para enfrentar os desafios é necessário querer, decidir e estar disposto; a mobilização de jovens torna a esperança de mudança ainda maior. Acredito no potencial de vocês e na capacidade de cada um dos projetos apresentados aqui. Vamos juntos – comunidades, ONGs, empresas e a universidade – atuar neste processo de transformação do nosso território”, enfatizou Alipio no discurso de encerramento do evento.

Desenvolvendo o protagonismo social juvenil

O protagonismo social juvenil e o empoderamento comunitário são alguns dos resultados da estratégia de formação e qualificação de jovens agentes de desenvolvimento comunitário. Essa estratégia é fruto da parceria entre o Instituto Mãe Terra e a empresa Veracel Celulose e tem sido realizada em comunidades dos municípios de Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Itagimirim, Itapebi, Mascote e Canavieiras.



Durante a formação, os jovens são capacitados para entender melhor as condições e necessidades de onde vivem, apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos e ações de mobilização que beneficiem suas comunidades. “Primeiro, se desenvolvem os sujeitos, depois se organiza a comunidade para que ela, com suas próprias pernas, consiga entender as demandas sociais coletivas, identifique as oportunidades para o desenvolvimento local e, consequentemente, do território”, destaca Flaelma Almeida.

“Esses jovens estão assumindo o seu papel como seres históricos, sociais e políticos para alcançar, não somente a cidadania, mas uma melhor qualidade de vida para si, suas famílias e para toda a comunidade e região”, conclui Altemar Felberg, diretor executivo do Instituto Mãe Terra.

Comunicar erro na matéria

COMUNICAR ERRO

Este espaço destina-se apenas à comunicação de erros encontrados em nossos textos. Preencha os campos abaixo informando os detalhes do erro.



PUBLICIDADE

TÓPICOS: Veracel Instituto Mãe Terra Cidadania Veja mais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estamos nas redes sociais:

PUBLICIDADE

Últimas no Rastro

PUBLICIDADE
Receba nossas notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Curta nossa fan page

Cadastre-se no Rastro101 e receba nossas notícias



  • Quem somos
  • Editorial
  • Privacidade

  • RASTRO101
    © COPYRIGHT 2011-2017 | DR WATSON INFORMÁTICA E PUBLICIDADE LTDA.