Cidadania

Moradores se mobilizam e retiram lixo acumulado das ruas de Itagimirim

Iniciativa de voluntários teve como objetivo resolver o problema gerado na comunidade pelo acumulo do lixo

Rastro101
08/12/2016 por Redação, atualizado em 08/12/2016 às 21h34 por Redação

Caçamba com voluntários realizando o serviço de limpeza urbana. (Foto: Rastro101)Caçamba com voluntários realizando o serviço de limpeza urbana. (Foto: Rastro101)

Nesta quinta-feira (8), moradores de Itagimirim se mobilizaram para retirar o lixo acumulado há vários dias nas ruas da cidade. Voluntários se dispuseram para realizar esse serviço, e no início da tarde começaram a passar pelas ruas, coletando uma enorme quantidade de lixo, que estava causando transtorno aos moradores.

Toda a comunidade está reclamando da triste situação, que se agrava a cada dia. O lixo está acumulado nas calçadas e dentro das casas, causando mau-cheiro e proliferação de doenças.

Calçadas estavam com lixo acumulado a vários dias. (Foto: Rastro101)Calçadas estavam com lixo acumulado a vários dias. (Foto: Rastro101)

Diante disso, o grupo de voluntários arcou com as despesas de combustível, conseguiu uma caçamba e dispôs de recursos humanos para a realização do serviço de limpeza. Dentre eles estão comerciantes, vereadores eleitos e pessoas da comunidade que se dispuseram para tal.

"Isso não é um ato de protesto muito menos político, mas resolvemos tomar essa atitude pois já não estamos mais aguentando essa situação em nossa cidade. Não podemos ficar de braços cruzados", relatou o morador Lucas Monteiro, que foi eleito para o cargo de vereador.

Dois vereadores eleitos resolveram tomar uma atitude. (Foto: Rastro101)Dois vereadores eleitos resolveram tomar uma atitude. (Foto: Rastro101)

O grupo deixou bem claro que a iniciativa não tem objetivo político, mas que aconteceu porque os mesmos desejavam trazer uma solução para um problema que abrangia toda a comunidade de Itagimirim. Os voluntários relataram que era possível ver a reação positiva dos moradores quando a caçamba passava recolhendo o lixo. "Era um alívio para as pessoas tirar o lixo de dentro de casa", relatou um dos voluntários.

"Procuramos o responsável pela coleta de lixo em Itagimirim e ele informou que a caçamba da prefeitura estava sem combustível, então resolvi disponibilizar minha própria caçamba", relatou outro vereador eleito, 'Luizão'.

Serviço durou toda a tarde e parte da noite. Foram várias caçambas cheias de lixo retirado da cidade. (Foto: Rastro101)Serviço durou toda a tarde e parte da noite. Foram várias caçambas cheias de lixo retirado da cidade. (Foto: Rastro101)

O caos instalado na cidade se deu por conta de um bloqueio judicial nas verbas do município, que impede o pagamento de fornecedores e destina 100% da receita para sanar as pendências de pagamento de funcionários. Com isso, a cidade vem sofrendo com a falta de serviços básicos, como é o caso da coleta de lixo.

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:
Lixo Prefeitura

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu