Economia

Zero acidente de trabalho é resultado de envolvimento e comprometimento de todos

O maior envolvimento e comprometimento de todos e a intensificação das atividades da equipe de Segurança do Trabalho fazem parte deste processo

Veracel
10/11/2016 por Redação, atualizado em 11/11/2016 às 18h08 por Redação

As ações passaram a ser feitas de forma integrada pelas equipes de Segurança do Trabalho, pelos gestores e colaboradores, em busca de resultados mais efetivos e um ambiente de trabalho livre de acidentes (Divulgação)As ações passaram a ser feitas de forma integrada pelas equipes de Segurança do Trabalho, pelos gestores e colaboradores, em busca de resultados mais efetivos e um ambiente de trabalho livre de acidentes (Divulgação)

Considerado o melhor resultado do ano, nos meses de maio a outubro os índices da Veracel e das empresas parceiras permanentes que fazem parte do seu negócio registraram zero acidente com perda de tempo (CPT). Isso significa que mais de três mil colaboradores estão trabalhando diariamente de forma segura e consciente, sem se envolver em acidentes com afastamento. De acordo com o coordenador de Segurança do DivulgaçãoDivulgação
Trabalho da Veracel, Sérgio Monteiro, essa conquista é fruto de um trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos e foi intensificado e resignificado em 2016. “Já existia um trabalho muito forte nesse sentido, o que demos foi um tempero a mais nesse processo”, conta o coordenador.

O maior envolvimento e comprometimento de todos e a intensificação das atividades da equipe de Segurança do Trabalho fazem parte deste processo. As ações passaram a ser feitas de forma integrada pelas equipes de Segurança do Trabalho, pelos gestores e colaboradores, em busca de resultados mais efetivos e um ambiente de trabalho livre de acidentes. “Nós acreditamos que as ações de segurança devem ser participativas, pois fazer segurança é dever de todos; todos nós devemos ser profissionais de Segurança do Trabalho”, explica o coordenador.

Outro ponto importante para esse bom resultado foi o uso contínuo das ferramentas de segurança – que são registros relacionados ao comportamento seguro e a situações de risco. A intensificação no uso destas ferramentas proativas, a melhoria da qualidade das tratativas de cada registro e a gestão das informações registradas estão contribuindo para essa redução significativa do número de acidentes na empresa. “Essas ferramentas proativas foram criadas para auxiliar no cuidado com o outro. Elas precisam ser constantemente recicladas e praticadas por todos”, ressalta Sérgio.

Ascom/VeracelAscom/Veracel

“No dia a dia, com exemplo e boas práticas, podemos criar uma consciência coletiva do cuidar e construir um ambiente de trabalho melhor para todos nós. Dessa forma, é possível atingir o estágio de interdependência em segurança e alcançar nossa meta de zero acidente”, afirmou Ari Medeiros, diretor de Operações e sponsor de Segurança da Veracel, durante a abertura da 4ª reunião do Comitê de Segurança do Trabalho da Veracel e empresas parceiras. Esta reunião acontece com a presença de todos os gestores e equipes de Segurança e tem como finalidade a apresentação dos resultados de Segurança do Trabalho e o alinhamento de ações.

Ascom/VeracelAscom/Veracel

TRABALHO EM EQUIPE – A participação mais efetiva de todos tem dado certo e o número de acidentes tem reduzido mês a mês, oferecendo uma boa perspectiva para os resultados deste ano. Várias ações desenvolvidas simultaneamente estão apresentando os resultados. “Se os mantivermos os índices atuais, chegaremos ao final do ano com uma redução de 23% de ocorrências em relação ao ano passado. Este será o melhor resultado de segurança da Veracel”, avalia o coordenador.

Outro bom exemplo foi a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), que aconteceu de 17 a 21 de outubro e mobilizou todas as áreas da Veracel e das empresas parceiras para momentos de aprendizados e reflexão sobre a importância de cuidar de si e do outro. (Divulgação)Outro bom exemplo foi a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), que aconteceu de 17 a 21 de outubro e mobilizou todas as áreas da Veracel e das empresas parceiras para momentos de aprendizados e reflexão sobre a importância de cuidar de si e do outro. (Divulgação)

UMA SEMANA INTEIRA DEDICADA À SEGURANÇA

Outro bom exemplo foi a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). Com o tema “Cuide do outro”, o evento que aconteceu de 17 a 21 de outubro e mobilizou todas as áreas da Veracel e das empresas parceiras para momentos de aprendizados e reflexão sobre a importância de cuidar de si e do outro. Além de ações de Segurança e Saúde com dicas práticas sobre como cuidar do outro, foi realizada a 3ª edição do Concurso de Paródia. Por meio de paródias compostas e interpretadas pelos próprios colaboradores, mensagens sobre segurança e a importância do cuidar foram transmitidas, ajudando a levar mensagens de segurança para toda a empresa. Dicas práticas de segurança e saúde em casa, no trabalho, com a família e em momentos de lazer veiculadas em programas de rádios da região para sensibilizar sobre a importância do comportamento seguro. “A SIPAT é mais um momento especial em que paramos para falar sobre segurança e a importância da vida. O tema Cuide do Outro foi escolhido para ajudar na disseminação da prática do cuidado na empresa. Cuidar um do outro é cultivar a segurança como valor”, conclui Luciano Lafuente, gerente de Engenharia e Manutenção da Veracel e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Link curto:

TÓPICOS:
Veracel

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu