Política

Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos

Os mercados financeiros desabaram em todo o mundo com a notícia da vitória de Donald Trump

Redação com informações do site Agência Brasil
09/11/2016 por Alessandro Granda, atualizado em 09/11/2016 às 08h58 por Alessandro Granda

(Foto: Mike Segar/Reuters)(Foto: Mike Segar/Reuters)

O empresário Donald Trump é eleito o 45º presidente dos Estados Unidos da América. Surpreendendo as pesquisas de intenção de voto o republicano alcançou os 276 votos de delegados do colégio eleitoral na madrugada desta quarta-feira, dia 9, depois de uma acirrada disputa com a candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton. Trump venceu na maioria dos estados decisivos como a Flórida, Carolina do Norte, Ohio e a Pensilvânia. Ele assumirá o cargo em 20 de janeiro.

Donald Trump revelou em seu primeiro discurso como presidente eleito, que Hillary Clinton telefonou para ele para cumprimentá-lo, admitindo a derrota.

Nascido em 14 de junho de 1946 no bairro nova-iorquino do Queens, Trump é o quarto dos cinco filhos de Fred Trump, um construtor de origem alemã, e Mary MacLeod, uma dona de casa de procedência escocesa. Casou-se em 2005 com Melania Trump.

(Foto: AP)(Foto: AP)

Fred Trump morreu aos 93 anos, em 1999, deixando para Donald uma fortuna de US$ 250 milhões. Porém, os biógrafos consideram que Donald Trump já era milionário 20 anos antes, quando iniciou a compra de vários edifícios em Nova York. Essa foi uma fase ascendente da vida do empresário porque ele comprou, em 1983, um antigo prédio que depois se transformou no Trump Tower, e também o Trump Plaza, e vários cassinos em Atlantic City, no estado de Nova Jersey.

A vitória de Trump encerra uma das campanhas mais polarizadas da história recente dos Estados Unidos. A campanha foi marcada por acusações mútuas, envolvendo a vida pessoal dos candidatos e atingiu o auge quando um vídeo, de 2005, mostrava o candidato do Partido Republicano usando palavras desrespeitosas para se referir às mulheres.

Link curto:

TÓPICOS:
Eleições Eua Trump Vitória Votação

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu