Economia

Veracel apresenta resultados do Monitoramento de Desembarque Pesqueiro de Belmonte e Cabrália

Resultados foram apresentados às colônias de pescadores, durante reuniões nos municípios ocorridas nos dias 13 e 14 de outubro

Ascom / Veracel
29/10/2016 por Redação, atualizado em 29/10/2016 às 10h03 por Redação

DivulgaçãoDivulgação

Os resultados do 2º ano do monitoramento do desembarque pesqueiro foram apresentados às colônias de pescadores de Belmonte (Z-21) e de Santa Cruz Cabrália (Z-51), durante reuniões nos municípios ocorridas nos dias 13 e 14 de outubro. Este trabalho foi realizado em parceria entre a Veracel Celulose, os pescadores e as prefeituras dos dois municípios e traz informações referentes ao ano de 2015.

DivulgaçãoDivulgação

Segundo o coordenador de Controle Ambiental da Veracel, Tarciso Matos, este monitoramento fortalece as colônias de pescadores uma vez que registra a capacidade pesqueira de cada município e ajuda a entender a característica da pesca na região. “Estas informações mostram a dinâmica da pesca da região e a relevância dessa atividade econômica para os municípios. Com elas, as comunidades também estão mais preparadas para participar de editais públicos e da iniciativa privada”, afirmou.

DivulgaçãoDivulgação

Realizado desde 2014, o monitoramento apresenta os principais tipos de embarcações utilizadas, variedade de peixes, artes de pesca, produção de pescado e a rentabilidade destas atividades monitoradas em um ano. “Ele é a base de qualquer projeto de pesca para o desenvolvimento de políticas públicas junto às comunidades pesqueiras e para o sustento a todas as suas atividades de forma responsável”, ressaltou o biólogo da CTA Meio Ambiente e responsável pelo projeto, Joelson Fernandes. Essas informações também serão úteis para iniciativas de segurança dos pescadores e para a preservação da fauna marinha.

DivulgaçãoDivulgação

Parceria além do horizonte – Essa parceria entre pescadores e Veracel já trouxe bons frutos para a região. Em Belmonte, foram construídas uma fábrica de gelo, uma rampa de acesso para embarque e desembarque de embarcações e a reconstrução de um atracadouro para barcos (trapiche). Um atracadouro para barcos também foi construído em Santa Cruz Cabrália. O investimento feito pela Veracel tem ajudado a fortalecer o setor de pesca e beneficiaram toda a comunidade pesqueira, que tem grande importância cultural e econômica na região.

Link curto: http://bit.ly/2Heg2Rd

TÓPICOS:
Veracel

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu