Menu

MENU

PUBLICIDADE

Publicado: 27/10/2016, por Redação Atualizado: 27/10/2016 às 22h09, por Redação

Economia

Parque Nacional do Pau Brasil (BA) será aberto à visitação no dia 28 de outubro

Mais uma opção de lazer em Porto Seguro, na Bahia, a partir de novembro deste ano

Duda Toralles


Cicloturismo e Montain Bike - maiores vocações do parque, para um público de A a Z - visitação democrática - Foto: Luciano CandisaniCicloturismo e Montain Bike - maiores vocações do parque, para um público de A a Z - visitação democrática - Crédito Luciano Candisani (Divulgação)

Para quem tem como destino o estado da Bahia nestas férias, o Parque Nacional do Pau Brasil, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estará aberto à visitação a partir de novembro. Para celebrar a novidade, no dia 28 de outubro, às 11h, será realizada uma cerimônia de abertura na unidade de conservação baiana, batizada com o mesmo nome da árvore que deu origem ao nome do Brasil. Rico em biodiversidade, o parque protege espécies de fauna e flora únicas da Mata Atlântica, além de importantes recursos hídricos e naturais.

Árvore Pau- Brasil_aprox 800 anos - Crédito Luciano Candisani (Divulgação)Árvore Pau- Brasil_aprox 800 anos - foto: Luciano CandisaniO Parque Nacional do Pau Brasil está localizado no município de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, na conhecida Costa do Descobrimento e representa enorme potencial turístico de base sustentável em um bioma que está constantemente ameaçado. No total, são mais de 19 mil hectares de território protegidos, com potencial para se transformar agora, em um dos principais pontos turísticos do país.

Na região, os visitantes encontrarão uma belíssima cachoeira, trilhas abertas e sinalizadas (algumas com acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção), mirantes de observação para apreciar as paisagens naturais, mais de 40 km de estradas para a prática de ciclismo, além de terem a oportunidade de conhecer árvores de até 600 anos de idade e o berçário de árvores pau-brasil. Quem quiser explorar um pouco mais sobre a história do parque, o encontro de civilizações que ocorreu na região, as comunidades locais e a riqueza da biodiversidade local, poderá visitar a exposição no centro de visitantes.

Para aqueles que se interessarem em conhecer esse cenário natural, deverão realizar o agendamento por meio do e-mail: parnadopaubrasil@gmail.com, ou ainda, por meio das operadoras de turismo, de segunda a sexta, das 08h30 às 16h. Devido aos cuidados com a preservação do local, é importante ressaltar que o transporte na região só será possível com veículos 4x4.

Fortalecimento de parcerias

O trabalho por trás da abertura para visitação pública de um parque nacional como o Pau Brasil envolve planejamento de uso público, estudo de viabilidade econômica, estudos detalhados da área, capacitação do corpo técnico para a construção de trilhas, mirantes e demais atrativos, sinalização, dentre outros. Assim, o planejamento das atividades de turismo e lazer dentro do parque foi executado ao longo de 17 meses por meio do Projeto de Fortalecimento do Parque Nacional do Pau Brasil, realizado em parceria com a Conservação Internacional (CI-Brasil), organização brasileira sem fins lucrativos.

Centro de Visitantes do parque - Foto: Luciano CandisaniCentro de Visitantes do parque - Foto: Luciano Candisani

Além do ICMBio e CI-Brasil, são fundamentais as parcerias realizadas com a Prefeitura de Porto Seguro e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Rio do Brasil, vizinha ao parque; e o apoio da Associação Despertar Trancoso (ADT), que desenvolve o projeto Vizinhos do Parque, com foco no empoderamento de jovens e mulheres de duas comunidades do entorno do parque (Coqueiro Alto e Sapirara).

De acordo com Rodrigo Medeiros, vice-presidente da CI-Brasil, a parceria entre o setor público, privado e terceiro setor possibilita o desenvolvimento sustentável de uma das regiões mais procuradas para turismo no Brasil. “É importante mostrar que, além da conservação marinha, temos a floresta de Mata Atlântica, no berço do Brasil, integrando terra e mar em toda região de Abrolhos e ampliando a conservação”, afirmou.

Cicloturismo e Montain Bike - maiores vocações do parque, para um público de A a Z - visitação democrática - Foto: Luciano Candisani Cicloturismo e Montain Bike - maiores vocações do parque, para um público de A a Z - visitação democrática - Foto: Luciano Candisani Fábio André Faraco, chefe do Parque Nacional do Pau Brasil desde 2012, afirma que “a riqueza ambiental, cultural e história da região está sendo resgatada no local e servirá como modelo para replicar em outras unidades de conservação no Brasil”. Beto Mesquita, Diretor de Estratégia Terrestre da CI-Brasil, complementa que “é um marco na história das áreas protegidas neste território, pois com sua abertura, o turismo e as comunidades locais passam a contar com mais um vetor para o desenvolvimento sustentável da região”.

Fundo Abrolhos Terra e Mar – Mecanismo financeiro para conservação

No evento de abertura, a CI-Brasil lança também o Fundo Abrolhos Terra e Mar, instrumento de captação e gestão de recursos financeiros destinados, inicialmente, a sete unidades de conservação federais da região: os Parques Nacionais do Pau Brasil, Monte Pascoal, do Descobrimento e Marinho dos Abrolhos; as Reservas Extrativistas de Corumbau e Cassurubá e o Refúgio de Vida Silvestre de Rio dos Frades. Os recursos do fundo, que inicia com um aporte de U$ 2,1 milhões oriundos do Global Conservation Found (GCF), serão aplicados na preparação dessas áreas para uso público, turismo, lazer e educação.

Para o evento de inauguração estão convidados o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, representantes do ICMBio, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira e demais autoridades.


Sobre o Parque

O Parque Nacional do Pau Brasil, criado em 1999, foi ampliado em 2010 e compõe, junto com mais de doze Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNS) em seu entorno, um dos mais importantes e significativos núcleos de Floresta Atlântica do extremo sul da Bahia.

Comunicar erro na matéria

COMUNICAR ERRO

Este espaço destina-se apenas à comunicação de erros encontrados em nossos textos. Preencha os campos abaixo informando os detalhes do erro.



PUBLICIDADE

TÓPICOS: Ecoturismo Biodiversidade Pau Brasil Veja mais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estamos nas redes sociais:

PUBLICIDADE

Últimas no Rastro

PUBLICIDADE
  Receba nossas notícias
PUBLICIDADE
Cadastre-se no Rastro101 e receba nossas notícias



RASTRO101
© COPYRIGHT 2011-2017 | DR WATSON INFORMÁTICA E PUBLICIDADE LTDA.