Eventos

Itagimirim promove grande mobilização pelo combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Palestras nas escolas e atividade em praça pública marcaram o 18 de Maio

Ascom / Prefeitura de Itagimirim
21/05/2016 por Redação, atualizado em 21/05/2016 às 04h46 por Redação

Itagimirim cumpriu na última quarta-feira a agenda nacional do 18 de Maio, Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. (ASCOM)Itagimirim cumpriu na última quarta-feira a agenda nacional do 18 de Maio, Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. (ASCOM)

Itagimirim cumpriu na última quarta-feira a agenda nacional do 18 de Maio, Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Não é uma data para ser comemorada e sim, lembrada”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Wanderléia Santos. A ação “Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes”
aconteceu na sede do município no dia 18 e no distrito de União Baiana, no dia 20, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar.

O projeto na cidade foi elaborado pela equipe técnica de referência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e contou com uma caminhada simbólica feita com crianças, que expuseram uma faixa com palavras de conscientização. A ação foi executada nas escolas e nos grupos de crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com palestras, tira-dúvidas e o "Cine CRAS", com a exibição de vídeos sobre o tema para crianças e responsáveis. As palestras continuarão sendo realizadas na próxima semana.

Mobilização na Praça

Uma grande mobilização foi realizada na Praça Castro Alves durante toda a manhã de quarta-feira, com intensa panfletagem, exibição de cartazes, palestras ao ar livre e produção, por parte das crianças do SCFV, de artesanato de flores (símbolo do movimento) e cata-ventos, “plantando” suas artes no jardim da praça, com referência ao Disque 100, número telefônico para denúncias sobre esses casos.

Não é uma data para ser comemorada e sim, lembrada, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Wanderléia Santos. (ASCOM)Não é uma data para ser comemorada e sim, lembrada, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Wanderléia Santos. (ASCOM)

“O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem a manter viva a memória nacional sobre nossas crianças e adolescentes, lembrando tanto quanto possível que somos responsáveis pela vida e bem-estar deles, que não toleramos essa violência e que em nossos corações sempre buscaremos a justiça pelas Aracelis que passam por essa desumanidade”, frisa o prefeito Rogério Andrade. Araceli foi uma menina de 8 anos morta em 18 de maio de 1973 após ser sequestrada, violentada e cruelmente assassinada por jovens de uma família tradicional do Espírito Santo; o crime ficou impune.

Evento contou com a participação do promotor de Justiça Helber Batista. (ASCOM)Evento contou com a participação do promotor de Justiça Helber Batista. (ASCOM)

Participaram da mobilização em Itagimirim o promotor de Justiça Helber Batista; a secretária Wanderléia Santos; membros do CMDCA – Abinael Souza Rosa, Luma Nunes, Domingos Neto e Lúcia Muniz; conselheiros tutelares; equipe técnica de referência do CRAS; assistente social Manuela Ferreira; coordenadora do SCFV, Kelly Xavier; orientadoras sociais Joana d’Arc Loula, Carine Borges e Milena Silva; estudantes; professores; equipe da Secretaria Municipal da Cultura; representante do prefeito, Alex Oliveira; e Pastor Hernanes e esposa, Luciene, da Igreja Missionária.

É nosso dever fazer uma sociedade melhor, sem abuso e exploração sexual, conclui a assistente social do CRAS, Manuela Ferreira. (ASCOM)É nosso dever fazer uma sociedade melhor, sem abuso e exploração sexual, conclui a assistente social do CRAS, Manuela Ferreira. (ASCOM)

"Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes e denuncie esses abusos pelo Disque 100. Esquecer é permitir, lembrar é combater. Diga não à violência sexual!", ratifica a secretária Wanderléia Santos. "Crianças e adolescentes que são abusados não se sentem mais crianças e adolescentes. Não permitam que roubem a inocência de nossas crianças, é nosso dever fazer uma sociedade melhor, sem abuso e exploração sexual", conclui a assistente social do CRAS, Manuela Ferreira.

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:
Ascom Exploração Sexual

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu