Menu

MENU

Início Notícias Agenda Contato
PUBLICIDADE

Publicado: 05/04/2016, por Redação Atualizado: 05/04/2016 às 13h50, por Redação

Eventos

Veracel Celulose e voluntários comemoram 10 anos da Rede de Percepção de Odor

O evento aconteceu na fábrica e contou com a participação de colaboradores da empresa, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), de voluntários

Veracel Celulose

Durante o evento, os voluntários e os seus convidados também conheceram um pouco mais das operações da fábrica e visitaram a atividade de colheita de eucalipto em uma das áreas da empresa. (Divulgação)Durante o evento, os voluntários e os seus convidados também conheceram um pouco mais das operações da fábrica e visitaram a atividade de colheita de eucalipto em uma das áreas da empresa. (Divulgação)

No dia 19/03, a Veracel Celulose promoveu um evento em comemoração aos 10 anos da Rede de Percepção de Odor (RPO). O evento aconteceu na fábrica e contou com a participação de colaboradores da empresa, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), de voluntários da Rede e de seus convidados. Além do momento de celebração, foram apresentados o histórico dos registros de odor nas comunidades ao longo destes 10 anos e as perspectivas para o futuro, além da reciclagem do treinamento dos voluntários na percepção de odor.

Fernanda Almeida é uma das 25 pessoas voluntárias da Rede de Percepção de Odor em municípios próximos à fábrica da Veracel. (Arquivo pessoal)Fernanda Almeida é uma das 25 pessoas voluntárias da Rede de Percepção de Odor em municípios próximos à fábrica da Veracel. (Arquivo pessoal)Durante o evento, os voluntários e os seus convidados também conheceram um pouco mais das operações da fábrica e visitaram a atividade de colheita de eucalipto em uma das áreas da empresa. “Participar dessa reciclagem anual faz com que a gente se sinta muito mais integrada à RPO e cada vez mais preparada para atuar quando necessário”, afirmou a voluntária de Itapebi, Darlene Rosa Soares.

Como parte da programação, os voluntários foram homenageados e reconhecidos por sua participação nos 10 anos da RPO . “Com o apoio da comunidade, temos conseguido avaliar ano a ano a eficácia do sistema de controle de odor da fábrica. É através das comunicações de odor feita pelos voluntários que nós podemos perceber se estamos no caminho certo”, destacou Tarciso Matos, coordenador de Controle Ambiental da empresa.

A atuação dos voluntários também foi reconhecida pelo representante do INEMA, Carlos Medeiros. “A comunidade também possui um papel fiscalizador e tem grande importância para o monitoramento de qualquer odor emitido pela fábrica da Veracel”, enfatizou.

O diretor de Operações da Veracel, Ari Medeiros, comentou que no ano de 2015 nenhuma ocorrência ou suspeita de odor foi registrada pela RPO. “Foram anos de investimento em equipamentos, treinamentos e nas pessoas. Graças ao empenho de todos, conseguimos ter bons resultados e hoje somos referência para outras empresas. Isso é fruto de um trabalho contínuo e integrado entre a empresa e a comunidade”, assegurou Medeiros, acrescentando ainda que o desafio da Veracel agora é manter os mais baixos índices de registros de percepção de odor na comunidade.

RPO: 10 ANOS DE RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E ÀS COMUNIDADES

Criada em 2005 com a finalidade de atendimento a uma condicionante ambiental da licença de operação da fábrica emitida pelo INEMA, a Rede de Percepção de Odor (RPO) é um bom exemplo de respeito ao meio ambiente e às pessoas. Os registros de ocorrências de odor nas comunidades baixaram de 19, em 2011, para zero, em 2015.

Atualmente, 25 voluntários moradores vizinhas da fábrica participam da Rede e ajudam no controle da emissão de odor que podem ser emitidos pela fábrica. Os voluntários são moradores de Itapebi, Itagimirim, Eunápolis (incluindo a sede do muncípio, o distrito de Mundo Novo e o distrito de Projeto Maravilha), Vera Cruz – distrito de Porto Seguro, e Belmonte (incluindo a sede do município e os distritos de Barrolândia e Santa Maria Eterna).

Nosso número do WhatsApp: (73) 9 9910-1023
Através de nosso canal no WhatsApp, você poderá enviar perguntas, sugestões, relatos, além de áudio, fotos ou vídeos que poderão virar notícia no site após apuração de nossa equipe. Fique ligado com a redação do RASTRO101!

Comunicar erro na matéria

COMUNICAR ERRO

Este espaço destina-se apenas à comunicação de erros encontrados em nossos textos. Preencha os campos abaixo informando os detalhes do erro.



PUBLICIDADE

TÓPICOS: Veracel Rpo Veja mais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estamos nas redes sociais:

PUBLICIDADE

Últimas no Rastro

PUBLICIDADE
  Receba nossas notícias
PUBLICIDADE
Cadastre-se no Rastro101 e receba nossas notícias



  • Quem somos
  • Editorial
  • Privacidade

  • RASTRO101
    © COPYRIGHT 2011-2018 | DR WATSON INFORMÁTICA E PUBLICIDADE LTDA.