Menu

MENU

Início Notícias Agenda Contato
PUBLICIDADE

Publicado: 06/11/2015, por Redação Atualizado: 06/11/2015 às 18h59, por Redação

Eventos

Sul da Bahia passa a contar com Comitê Regional de Enfrentramento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Considerado uma iniciativa inédita na Bahia, este Comitê tem o objetivo de subsidiar, apoiar, articular, monitorar e avaliar ações qualificadas na região

Ascom / Veracel

(Divulgação)(Divulgação)

No último dia 26/10, o Sul da Bahia passou a contar com um Comitê Regional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A constituição do Comitê aconteceu na Casa dos Conselhos, em Eunápolis, e contou com a presença de representantes governamentais e da sociedade civil dos municípios de Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Eunápolis e Prado. A ação está sendo desenvolvida pelo Instituto Tribos Jovens (ITJ) e visa fortalecer as atividades de proteção aos direitos das crianças e adolescentes nestes municípios.

Considerado uma iniciativa inédita no Estado da Bahia, este Comitê Regional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes tem o objetivo de subsidiar, apoiar, articular, monitorar e avaliar ações qualificadas na região Sul do Estado, em consonância com os Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CECA) e os Comitês Municipais e Estaduais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Durante este primeiro encontro oficial, os membros do Comitê tomaram posse de suas funções, aprovaram o regimento interno e elegeram o Colegiado que ficará responsável pelo desenvolvimento das diversas atividades na região. “A nossa proposta é promover uma integração entre as ações desenvolvidas nestes municípios para que todas as outras possam ser promovidas de forma sinérgica fortalecendo, desta forma, as atividades em toda a região”, explica a coordenadora do Instituto Tribos Jovens, Iane .

(Divulgação)(Divulgação)A presidente do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) de Santa Cruz Cabrália e atual vice coordenadora do Comitê Regional, Rafaela Matos acrescentou que mesmo com as particularidades de cada município, os problemas são comuns e as estratégias de enfrentamento também podem ser semelhantes. “Acredito que cada um de nós tem muito a somar sobre esta questão”, destacou confiante.

Para a representante nacional do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado da Bahia, Luciana Reis, a constituição desse Comitê Regional traz grandes ganhos para a região, seja por trabalhar uma questão tão específica que é o enfretamento à violência sexual de crianças e adolescentes, de forma conjunta, ou por funcionar como um mecanismo de controle social, monitoramento de políticas públicas e proteção integral da criança e do adolescente, assim como prevê o Estatuto. “Acredito que só teremos ganhos com esse novo Comitê. Principalmente, pela especificidade que ele têm que é atender também crianças e adolescentes indígenas que, assim como as outras, merecem nossa total atenção”.

O Comitê Regional tem como coordenadora do colegiado a assistente social, Cleusa Klein, e conta ainda com a participação da superintendente de Controle Social e Articulação Comunitária de Porto Seguro, Débora Mara; o representante da Juventude Indígena Pataxó, Victor Jesus; a coordenadora do Comitê Gestor de Eunápolis, Indaiá do Brasil; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Belmonte, Edmundo Martins; a conselheira do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente de Prado (CMDCA), Maria Simone Couto; e a conselheira Tutelar de Porto Seguro (CT-1), Dináh Maria Malaquias.

(Divulgação)(Divulgação)

Esta ação fortalece o território de proteção e faz parte do Projeto Fortalecendo Redes de Proteção, que tem como parceiros a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescentes – CONANDA, e visa fortalecer a Rede de Proteção para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto do turismo, por meio da criação de um Comitê Regional de Enfrentamento à Violência Sexual e da participação mais efetiva do trade turístico de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Eunápolis e Prado. Além disso, busca a sistematização desta metodologia através da elaboração de um “Manual de Proteção à Infância no Turismo”.

Para mais informações: (73) 3268-3405 ou http://www.tribosjovens.org.br.

SOBRE O ITJ – O Instituto Tribos Jovens (ITJ) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e objetiva contribuir para que a região do Sul da Bahia alcance as condições ideais de desenvolvimento regional integrado e sustentável, a partir da convivência intercultural, cidadã, empreendedora e solidária, visto que o contexto local, devido ao cenário turístico intenso e a problemas sociais históricos, requer atenção e proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes, com destaque às especificidades das populações indígenas.

SOBRE O TERRITÓRIO DE PROTEÇÃO: O Programa Território de Proteção é um conjunto de parcerias estratégicas que integra iniciativas, projetos e ações continuadas de organismos públicos e privados, e tem como objetivo promover, proteger e defender os direitos humanos de crianças, adolescentes, jovens e comunidades, respeitando as especificidades das comunidades tradicionais, na perspectiva do fortalecimento das políticas públicas relativas. Desde a sua idealização e criação em 2006, essa iniciativa conta com a parceria da Veracel, UNICEF, FUNAI, SESAI, FINPAT, Governo da Bahia e Prefeituras Municipais. Ao longo de quase 10 anos tem agregado instituições públicas e privadas na Rede de Apoio, como a Childhood Brasil, Stora Enso, CONANDA, Ministério da Cultura e IBRAM.

Texto: Agência Vilaça/Ascom ITJ

Nosso número do WhatsApp: (73) 9 9910-1023
Através de nosso canal no WhatsApp, você poderá enviar perguntas, sugestões, relatos, além de áudio, fotos ou vídeos que poderão virar notícia no site após apuração de nossa equipe. Fique ligado com a redação do RASTRO101!

Comunicar erro na matéria

COMUNICAR ERRO

Este espaço destina-se apenas à comunicação de erros encontrados em nossos textos. Preencha os campos abaixo informando os detalhes do erro.



PUBLICIDADE

TÓPICOS: Veracel Cmdca Veja mais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estamos nas redes sociais:

PUBLICIDADE

Últimas no Rastro

PUBLICIDADE
  Receba nossas notícias
PUBLICIDADE
Cadastre-se no Rastro101 e receba nossas notícias



  • Quem somos
  • Editorial
  • Privacidade

  • RASTRO101
    © COPYRIGHT 2011-2018 | DR WATSON INFORMÁTICA E PUBLICIDADE LTDA.