Geral

Índios realizam protesto no município de Prado

O motivo da manifestação é devido ataque contra veículo escolar da tribo em Cumuruxatiba

Redação com informações do site Teixeira News
24/09/2015 por Redação, atualizado em 24/09/2015 às 16h26 por Redação

(Foto site Teixeira News)(Foto site Teixeira News)

Um protesto promovido por índios aldeia Cahy, situada às margens do rio do Peixe, do lado norte de Cumuruxatiba, no município de Prado, interditaram a estrada BA-001 que liga o balneário ao litoral norte. De acordo com informações do cacique José Francisco Neves de Azevedo, conhecido como “Cacique Timborana”, o motivo do protesto é para chamar a atenção das autoridades policiais para que possam oferecer mais segurança para os índios que tem sofrido ataques de grupos não identificados contra aldeia.

Conforme informações do “Cacique Timborana”, essa manifestação acontece devido ataque realizado a uma Kombi, a serviço da Secretaria Estadual de Educação para o transporte escolar de crianças índias, teria sido vítimas de emboscada e bandidos armados retiraram os três alunos do veículo e o motorista, depois dispararam tiros contra o carro e na sequência atearam fogo no veículo.

A Polícia Civil de Prado já iniciou as investigações no sentido de identificar a autoria dos ataques. Agentes da Polícia Militar e a Polícia Federal abriram negociações com os índios no sentido de liberar a via de acesso interditada.

E em nota o Sindicato dos Produtores Rurais de Prado disse que repudia a violência contra a comunidade indígena, manifestando contrário aos atos cometidos e informou que não há ação agressiva por parte dos proprietários rurais que têm seus bens envolvidos na ação de demarcação movida pela FUNAI. Destacando que a intenção da FUNAI está sendo respondida em defesa administrativa no prazo preestabelecido pela própria FUNAI e não existe nenhum clima para desespero e nem tão pouco para promoção de maldades.

Os índios pataxó da Aldeia Cahy são partes principais de interesse da terra indígena Mexatiba, situada entre o distrito de Cumuruxatiba e o balneário de Corumbau, no município de Prado, publicado pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Tags: índios, Prado, protesto, estrada, polícia, ataques, aldeia

Link curto:

TÓPICOS:
índios Prado Protesto Estrada Polícia Ataques Aldeia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu