Eventos

Veracel sedia 23ª Reunião Técnica do Programa de Proteção Florestal

Evento reuniu pesquisadores, profissionais da área, técnicos da indústria química e estudantes de diversas partes do país.

Ascom / Veracel
22/09/2015 por Redação, atualizado em 22/09/2015 às 18h20 por Redação

Durante os dias 16 e 17 de setembro, o município de Porto Seguro/BA foi palco para mais um importante evento da área Florestal. Promovido pelo Instituto de Pesquisa Florestais (IPEF), com o apoio da Veracel, a 23ª Reunião Técnica do Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF), teve como tema: “Mudanças Climáticas: aspectos relacionados à proteção florestal”, e reuniu pesquisadores, profissionais da área, técnicos da indústria química e estudantes de diversas partes do país. Essa oportunidade também foi estendida às entidades de ensino e pesquisa regionais por meio de convites para participação feitos pela instituição.

Com palestras, mesas redondas e apresentações de estudos e pesquisas relacionadas à proteção florestal, durante dois dias, os participantes puderam debater sobre estas problemáticas e possíveis soluções para o combate de pragas e doenças em plantios de eucalipto e de que forma as mudanças climáticas podem influenciar nessa questão. “Este evento serve como um fórum de discussão onde a gente pode ouvir opiniões de especialistas de diversas áreas e depois discutir estas ideias com base naquilo que a gente trabalha”, explica o coordenador executivo do PROTEF, Luís Renato Junqueira.
O evento contou também com um Dia de Campo onde todos os participantes puderam conhecer de perto as áreas da Veracel e entender um pouco mais sobre as ações de prevenção e combate a pragas que vem sendo desenvolvido pela empresa. “Essa sinergia que existe é muito positiva”, destacou Junqueira sobre o valor de compartilhar experiências.

SOBRE O PROTEF – O Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF) busca soluções objetivas, por meio de projetos de pesquisa, para aperfeiçoar o manejo integrado de pragas e doenças, implementando sistemas que levem em consideração a flutuação populacional dos insetos-pragas e inimigos naturais e as formas de monitoramento e controle mais adequados, respeitando aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais. Ele tem sob sua coordenação vários projetos de pesquisa e de extensão sobre o assunto, com participação de 17 empresas florestais, associadas e não associadas ao IPEF. Desde 2009, o PROTEF tem executado um dos principais projetos cooperativos de Proteção Florestal, que é o Projeto Cooperativo de Manejo de Pragas Exóticas de Florestas de Eucalipto. Este projeto conta com participação de quatro instituições de pesquisa (UNESP – Botucatu, EMBRAPA Meio Ambiente, EMBRAPA Florestas e UFV) e 15 empresas florestais do Brasil e do Uruguai, com reconhecimento internacional.

Link curto:

TÓPICOS:
Veracel Natureza

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu