Menu

MENU

Início Notícias Agenda Contato
PUBLICIDADE

Publicado: 11/09/2015, por Redação Atualizado: 11/09/2015 às 23h02, por Redação

Cidadania

Águia rara e ameaçada de extinção é registrada na região

Registro fotográfico feito em um dos remanescentes de Mata Atlântica existente na região comprovou a presença da ave conhecida como Uiraçu-falso.

Ascom / Veracel

Um registro fotográfico feito em um dos remanescentes de Mata Atlântica existente na região comprovou a presença da águia da espécie Morphnus guianensis, conhecida como Uiraçu-falso. O único registro anterior da águia na Bahia havia sido feito há quase 200 anos, pelo naturalista alemão Maximilian zu Wied-Neuwied, em Itororó.

O registro recente foi feito pelo pesquisador Rodrigo Costa Araújo, biólogo do Instituto Primatas para a Conservação da Biodiversidade, em uma das áreas de Alto Valor de Conservação da Veracel Celulose. O pesquisador estava na Bahia coordenando e executando a reintrodução de micos-leões-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) que foram trazidos do Rio de Janeiro para serem devolvidos ao seu habitat natural, quando avistou o Uiraçu-falso.

De acordo com Araújo, essa águia está praticamente extinta na Mata Atlântica. “É sem dúvida um registro fantástico para o Estado da Bahia e para o bioma, pois a espécie está praticamente extinta fora da Amazônia. Por isso, é também um registro muito importante para a espécie”, destacou o pesquisador, salientando que a informação sobre a biologia dessa espécie é escassa.

Ave rara fotografada nas matas da Veracel (Foto: Costa-Araujo)Ave rara fotografada nas matas da Veracel (Foto: Costa-Araujo)Importância da preservação dos remanescentes de Mata Atlântica – O registro do Uiraçu-falso foi feito em uma das seis áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC) mantidas pela Veracel Celulose. Entre elas, a Estação Veracel, que foi reconhecida em 1998 como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) pelo IBAMA.

As AAVC são locais com características ambientais e/ou sociais de caráter excepcional ou de importância crítica. Para ser considerada uma AAVC, a área natural deve apresentar pelo menos um dos seguintes atributos: concentração de biodiversidade, áreas extensas (paisagem), ecossistemas raros, serviços ambientais e identidade cultural.

O pesquisador Rodrigo Costa Araújo destaca que a Mata Atlântica é um hotspot mundial para conservação da biodiversidade. Salienta, ainda, que é um bioma com alto número de espécies e uma grande quantidade delas só ocorre nessa floresta, reduzida a apenas 12% do que já foi um dia. Para o pesquisador, ao manter fragmentos de Mata Atlântica no Sul da Bahia, a Veracel contribui de forma concreta para a conservação a curto-prazo de várias espécies ameaçadas e exclusivas dessa região. “A alta diversidade de espécies vegetais e o bom estado de conservação da floresta no fragmento onde fiz o registro, já justificaria sem dúvida a proteção e a conservação da área. Soma-se o registro da águia e de quatro espécies de primatas exclusivas do Sul da Bahia - micos-leões-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas, macacos-prego-do-peito-amarelo (Sapajus xanthosternos), guigós (Callicebus melanochir) e saguis (Callithrix kuhlii) - e o que a Veracel tem é um patrimônio incalculável de diversidade biológica. É louvável a atuação da empresa para a conservação das espécies que sobrevivem neste fragmento”, concluiu Araújo.

Nosso número do WhatsApp: (73) 9 9910-1023
Através de nosso canal no WhatsApp, você poderá enviar perguntas, sugestões, relatos, além de áudio, fotos ou vídeos que poderão virar notícia no site após apuração de nossa equipe. Fique ligado com a redação do RASTRO101!

Comunicar erro na matéria

COMUNICAR ERRO

Este espaço destina-se apenas à comunicação de erros encontrados em nossos textos. Preencha os campos abaixo informando os detalhes do erro.



PUBLICIDADE

TÓPICOS: Veracel Natureza águia Veja mais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estamos nas redes sociais:

PUBLICIDADE

Últimas no Rastro

PUBLICIDADE
  Receba nossas notícias
PUBLICIDADE
Cadastre-se no Rastro101 e receba nossas notícias



  • Quem somos
  • Editorial
  • Privacidade

  • RASTRO101
    © COPYRIGHT 2011-2018 | DR WATSON INFORMÁTICA E PUBLICIDADE LTDA.