Menu

MENU

Início Notícias Agenda Contato
PUBLICIDADE

Publicado: 10/08/2015, por Redação Atualizado: 13/08/2015 às 13h15, por Redação

Educação 114

Escola Estadual Loíde Alcantara realiza I Noite Literária

Alunos fizeram encenações baseadas em grandes clássicos da Literatura Brasileira como Morte e Vida Severina, O Auto da Compadecida, dentre outros.

Rastro101, texto de Aline Martins

Alunos da escola estadual apresentaram a I Noite Literária (Foto: Briza Pinheiro)Alunos da escola estadual apresentaram a I Noite Literária (Foto: Briza Pinheiro)

A I Noite Literária do Colégio Estadual Loíde Alcântara Neves aconteceu após alguns meses de leitura, discussões e pesquisas sobre alguns clássicos da Literatura Brasileira e

Portuguesa. Os livros foram selecionados de acordo as suas respectivas séries. Os primeiros anos do Ensino Médio leram a carta de Pero Vaz de Caminha; o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna; Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo; o Auto da Barca do Inferno e a farsa O velho da Horta, ambos de Gil Vicente. O segundo ano leu O primo Basílio, de Eça de Queirós; O Guarani, de José de Alencar; Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, de Machado de Assis e por fim, o terceiro ano deliciou-se com Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto; Os Sertões, de Euclides da Cunha e Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Foi uma grande viagem de descobertas e aprendizado.

Fotos: Briza Pinheiro

O projeto foi idealizado pela professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Aline Martins em parceria com as disciplinas de Redação com a professora Rosemari Carvalho que ficou extremamente satisfeita com toda a dedicação dos alunos e o empenho dos professores e, afirmou que o sucesso do evento só foi possível por este motivo. A professora de Artes e Filosofia Cacilda Figueredo, que também coordenou o projeto, disse que como diria o grande filósofo René Descartes “a leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados” e, essa conversação de fato ocorreu.

Fotos: Briza PinheiroFotos: Briza Pinheiro

O trabalho em equipe dos funcionários do colégio é uma mola propulsora de sucesso em todas as atividades realizadas. O empenho e a satisfação da diretora Alda Maria é de extrema importância para que o trabalho aconteça. Ela faz com que os professores sintam-se à vontade para suas criações dando-os todo o apoio necessário.

Fotos: Briza PinheiroFotos: Briza Pinheiro

Na I Noite Literária os alunos reproduziram partes do cenário de cada obra organizado em sala de aula e para encerrar este momento uma peça teatral com trechos dos livros foi dramatizada com adaptações feitas pelo aluno do 3º ano André Porto.

Fotos: Briza PinheiroFotos: Briza Pinheiro

O evento foi de muita emoção, “fiquei muito satisfeita, há muito tempo não via tanto interesse no alunado, as lágrimas durante as apresentações dos grupos foram inevitáveis” ressaltou a professora Aline Martins.

ÁLBUM
Comunicar erro na matéria

COMUNICAR ERRO

Este espaço destina-se apenas à comunicação de erros encontrados em nossos textos. Preencha os campos abaixo informando os detalhes do erro.



PUBLICIDADE

TÓPICOS: Loíde Literatura Escola Educação Veja mais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estamos nas redes sociais:

PUBLICIDADE

Últimas no Rastro

PUBLICIDADE
  Receba nossas notícias
PUBLICIDADE
Cadastre-se no Rastro101 e receba nossas notícias



  • Quem somos
  • Editorial
  • Privacidade

  • RASTRO101
    © COPYRIGHT 2011-2018 | DR WATSON INFORMÁTICA E PUBLICIDADE LTDA.