Saúde

Governo de Itagimirim adere a Campanha do Aleitamento Materno

Secretaria de Saúde estará desenvolvendo, durante o mês de agosto, algumas ações no sentido de conscientizar as mães em fase de amamentação

ASCOM / Prefeitura de Itagimirim
03/08/2015 por Redação, atualizado em 03/08/2015 às 18h52 por Redação

No Dia Mundial da Amamentação, o Ministério da Saúde lançou uma campanha para estimular o aleitamento materno até o bebê completar, pelo menos, um ano. Uma as idéias é conseguir o apoio das empresas para que as mães continuem amamentando enquanto trabalham.

O leite materno tem tudo o que a criança precisa até completar seis meses de vida. Ele alimenta, mata a sede e previne contra doenças. Pesquisas mostram que a amamentação reduz em até 13% a mortalidade das crianças menores de cinco anos.

A campanha lembra os benefícios do aleitamento materno e estimula as mães a continuar amamentando mesmo depois de voltar ao trabalho. O objetivo é sensibilizar as empresas sobre a importância de criar creches ou salas de apoio para que as mães tirem e armazenem o leite.

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que só 66% das mulheres que trabalham conseguem manter a amamentação até a criança completar um ano.

Uma dúvida muito comum entre as mães, principalmente as de primeira viagem, é como amamentar o bebê. Segundo especialistas, no primeiro mês é importante não dar intervalos muito longos e esperar, no máximo, quatro horas.
Explicam ainda que depois esse espaço pode ser maior, pois cada bebê tem sua necessidade, cada bebê tem seu ritmo de sono. Então, não aconselha acordar o bebê para botar no peito, porque às vezes não era a necessidade fisiológica dele naquele momento.

A Prefeitura de Itagimirim, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará desenvolvendo, durante o mês de Agosto, algumas ações no sentido de conscientizar às Mães em fase de amamentação, sobre a importância de amamentar o filho até os primeiros seis meses de vida, apenas com o leite materno. Essas ações deverão acontecer nos postos de saúde, no hospital municipal e através de panfletos informativos.

O leite materno é o melhor alimento para o bebê e que o protege de muitas doenças. Além disso, receber leite materno é um direito de toda a criança! E a experiência comprova: o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida e até os dois anos ou mais, em conjunto com outros alimentos, traz resultados fantásticos para a saúde da mãe e do bebê.

Ascom – Prefeitura de Itagimirim

Link curto:

TÓPICOS:
Ascom Prefeitura De Itagimirim Amamentação

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu