Geral

Cadastrados no Projeto Agrovida da sede de Itagimirim visitam União Baiana

Projeto Agrovida, uma iniciativa da Veracel para o fortalecimento da Agricultura Familiar, vem fazendo a diferença pelos lugares que já foram implantados

Ascom / Prefeitura de Itagimirim
11/05/2015 por Redação, atualizado em 12/05/2015 às 16h26 por Redação

O Projeto Agrovida é um programa de agricultura familiar voltado para a produção de alimentos para consumo da própria comunidade. (Foto: ASCOM)O Projeto Agrovida é um programa de agricultura familiar voltado para a produção de alimentos para consumo da própria comunidade. (Foto: ASCOM)

O Projeto Agrovida, uma iniciativa da Veracel Celulose para o fortalecimento da Agricultura Familiar, vem fazendo a diferença pelos lugares que já foram implantados. No Distrito de União Baiana, município de Itagimirim, está o maior exemplo, onde dezenas de famílias engajadas no Projeto sentiram as mudanças em suas vidas e melhorou a economia da localidade.

Agora o Projeto está sendo implantado na sede do município. Várias foram as reuniões de preparação com presenças de assistentes sociais e técnicos agrícolas fornecidos pela Veracel. Essas reuniões têm objetivos específicos, sendo um delesa preparação das pessoas que lá irão atuar no que se refere ao preparo do solo; adubação adequada; preparo das mudas do que vão ser plantados; métodos de controle de pragas e ervas daninha e ainda a convivência entre os assistidos; fator indispensável para boa obtenção do sucesso esperado. Para o funcionamento do Agrovida a parceria é feita com a participação de uma associação de moradores, Veracel Celulose e o município. A Veracel fornece os lotes em áreas de recuo do plantio de eucalipto próximas às comunidades,em regime de comodato por tempo indeterminado à Associação, a quem cabe a organização e administração das famílias contempladas, enquanto o município elabora os plano de ação e fornece todo o apoio logístico desde os primeiros paços da implantação do Projeto, através da Secretaria Municipal de Agricultura.

café da manhã servido a base de petiscos fabricados lá mesmo na comunidade pelos participantes do Projeto. (Foto: ASCOM)café da manhã servido a base de petiscos fabricados lá mesmo na comunidade pelos participantes do Projeto. (Foto: ASCOM)

No caso do Projeto na sede do município, são 28 famílias cadastradas que estão demonstrando grande interesse em dar início ao plantio. Uma visita ao Distrito de União Baiana, programada e promovida pela Veracel, com apoio da Prefeitura, ocorrida no dia 08 desse mês,que contou com a presença do prefeito Rogério Andrade, acompanhado de secretários e assessores, os futuros pequenos agricultores de Itagimirim se mostraram ansiosos a darem início aos trabalhos. Após um café da manhã servido a base de petiscos fabricados lá mesmo na comunidade pelos participantes do Projeto, a assistente Social da Veracel, Izabel Bhianc falou da importância do Agrovida nas vidas de quem já estão colhendo os frutos. O prefeito Andrade também reconheceu as mudanças em todos os setores provocadas pela implantação do Projeto no Distrito e reafirmou seu compromisso em dar total apoio, através da Secretaria de Agricultura do município, para que na sede do município, se repita o sucesso alcançado no Distrito de União Baiana. Logo em seguida todos estiveram na fábrica de farinha e outros derivados da mandioca e ficaram deslumbrados com o que presenciaram; muita gente trabalhando‘feito formiguinhas’; uns raspando mandioca, outros secando o polvilho; enfim, o que eles viram provocou ainda mais a vontade de arregaçar as mangas e partir de vez para o plantio. Vale ressaltar que a Veracel entrega a terra toda preparada e até as primeiras sementes são doadas pela empresa.

Rogério Andrade também reconheceu as mudanças em todos os setores provocadas pela implantação do Projeto no Distrito e reafirmou seu compromisso em dar total apoio, através da Secretaria de Agricultura do município, para que na sede do município, se repita o sucesso alcançado no Distrito de União Baiana. (Foto: ASCOM)Rogério Andrade também reconheceu as mudanças em todos os setores provocadas pela implantação do Projeto no Distrito e reafirmou seu compromisso em dar total apoio, através da Secretaria de Agricultura do município, para que na sede do município, se repita o sucesso alcançado no Distrito de União Baiana. (Foto: ASCOM)

O Projeto Agrovida é um programa de agricultura familiar voltado para a produção de alimentos para consumo da própria comunidade, fornecimento de alimentos para a merenda escolar e para as famílias cadastradas no Bolsa Família, como já está acontecendo em Itagimirim, através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Ascom – Prefeitura de Itagimirim

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:
Ascom Prefeitura De Itagimirim União Baiana

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu