Eventos

Prefeitura de Itagimirim inicia mutirões contra a Dengue

Segundo a Secretaria de Saúde do município, há mais de um ano que não se constata um caso de Dengue no município.

ASCOM / Prefeitura de Itagimirim
30/04/2015 por Redação, atualizado em 06/05/2015 às 21h56 por Redação

Itagimirim não está em situação de alto risco da Dengue, até o momento. Segundo informações do departamento responsável pelo controle de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Itagimirim está com o índice de infestação em média de 3,7%, o que significa que de cada 100 casas, aproximadamente três contém o mosquito. Mas o supervisor técnico Adalberto Gonçalves explicou que os cuidados não devem parar, ao contrário; é preciso intensificar a vigília. Vasilhas abertas, sacolas plásticas, pneus velhos, garrafas peti e qualquer outro recipiente que possa conservar água, devem ser eliminados ou acomodados de forma segura.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, há mais de um ano que não se constata um caso de Dengue no município que conta com uma equipe de cinco agentes de Endemias e um supervisor, além de outros setores envolvidos no combate ao mosquito que causa a Dengue. Itagimirim tem mais de 3.200 imóveis entre construído e lotes vagos, que necessitam de vigilância permanente, especialmente nesse período em que chove e ainda faz bastante calor, criando um ambiente favorável à reprodução do Mosquito.

Outros cuidados recomendados são em relação a água da chuva. Aí, o Senhor Adalberto explica: “Uma fêmea do mosquito põe em média 300 ovos por postura e esses ovos podem permanecer até 700 dias com vida, vindo a eclodir com o primeiro contato com a água, daí se aconselha não aproveitar as primeiras águas que descem dos telhados durante período de chuva, as calhas podem estar infestadas de ovos e o aproveitamento dessa água pode ser perigoso” aconselhou.

A Secretaria Municipal de Saúde já deu início á uma campanha de conscientização da população e de limpeza em casas e terrenos baldios, no sentido de alertar a comunidade para não deixar que Itagimirim venha sofrer com casos de Dengue, como ocorreu em outros tempos. A Campanha teve início no Distrito de União Baiana, onde foi realizado um mutirão de limpeza com a participação dos agentes de endemias, servidores da unidade de saúde do Distrito, com o acompanhamento da equipe de limpeza e demais servidores municipais lotados naquela localidade, que distribuíram panfletos sobre os cuidados que a população deve tomar para evitar a manifestação do mosquito causador da doença, dentre outras ações pertinentes.

Na sede do município está previsto o início, na próxima semana de mais mutirões iniciando pelo bairro Francino Andrade e continuando pelo bairro Norberto Fernandes e nas demais localidades consideradas centro da cidade, com a participação do secretário de saúde Leopoldo Lacerda e outras autoridades, além dos agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e demais servidores do setor.

O prefeito Rogério Andrade se diz preocupado e pediu ao secretário de saúde do município o maior empenho nas ações de prevenção, para segurança da população. O gestor do município afirmou que a cidade não está preparada para enfrentar uma epidemia ou mesmo casos isolados da doença na cidade.

Ascom – Prefeitura de Itagimirim

Link curto:

TÓPICOS:
Ascom Prefeitura De Itagimirim Mutirão Dengue

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu