Menu

MENU

Início Notícias Agenda Contato
PUBLICIDADE

Publicado: 20/03/2015, por Redação Atualizado: 20/03/2015 às 10h56, por Redação

Saúde 3

ADAB se reúne com o prefeito para falar sobre o comércio de carne no município

frigorífico em Eunápolis voltará a funcionar em 30 dias, e prefeito tentará celebrar parceria entre a prefeitura, açougueiros locais e frigorífico.

ASCOM / Prefeitura de Itagimirim

Diretoria da ADAB em reunião com o prefeito Rogério Andrade. (Foto: ASCOM)Diretoria da ADAB em reunião com o prefeito Rogério Andrade. (Foto: ASCOM)

Uma equipe da ADAB esteve em Itagimirim e detectou durante fiscalização em casas de carnes da cidade, produtos inadequados para venda. Durante a visita foi encontrada carne suja de capim, provocando a suspeita que o animal teria sido abatido e destrinchado no meio do mato. O cerco

está fechando e a situação dos pequenos comerciantes de carne no varejo é delicada. O abate clandestino é proibido e a acomodação da carne exige que esteja de acordo com normas impostas por Lei, assim como o transporte que exige que seja feito em caminhão frigorífico. Porém, na atualidade o frigorífico mais próximo de Itagimirim fica localizado há mais de 200 km de distancia.

A equipe da ADAB procurou o prefeito e expôs a situação, inclusive informando que o consumo de carne fora das normas passa a ser causadora de doenças e a Prefeitura acaba sofrendo com as conseqüências, uma vez que a procura pelos setores de saúde do município aumenta e onera os cofres públicos. O prefeito ficou duplamente preocupado; primeiro com a saúde da população e segundo com a situação dos açougueiros que sobrevivem de seus negócios.

Após muita procura por saídas que venham proteger a população e assegurar a permanência dos açougueiros com seus negócios, todos chegaram a um consenso. A ADAB dispõe de um programa educacional que é desenvolvido nas escolas. Esse programa educa as pessoas sobre o consumo de carnes e conscientiza quanto aos males que a carne pode causar se não estiver sob o controle dos órgãos competentes, especialmente da ADAB que dispõe de médicos veterinários com capacitação para tal tarefa.

Após muita procura por saídas que venham proteger a população e assegurar a permanência dos açougueiros com seus negócios, todos chegaram a um consenso. (Foto: ASCOM)Após muita procura por saídas que venham proteger a população e assegurar a permanência dos açougueiros com seus negócios, todos chegaram a um consenso. (Foto: ASCOM)O prefeito propôs ainda, já que o frigorífico em Eunápolis voltará a funcionar nos próximo 30 dias, que estará tentando celebrar uma parceria entre a Prefeitura de Itagimirim, açougueiros locais e a diretoria do frigorífico, para tratar de vários temas, dentre eles a aquisição de um caminhão adequado para o transporte da carne. O prefeito pediu paciência para os representantes da ADAB, no sentido de proteger o comércio local e autorizou a inserção do programa em todas as escolas da rede municipal. Os representantes da ADAB esclareceram que os açougues fiscalizados e detectados irregularidades serão notificados em primeira mão, para se adequarem na acomodação da carne e depois de uma segunda visita, aquele açougueiro que não tiver cumprido as normas receberá as penalidades devidas e poderá até ter seu açougue fechado.

Tudo entendido e acordo fechado o prefeito se mostrou menos preocupado e já sinalizou uma reunião para os próximos dias, com todos os açougueiros do município, com as presenças dos secretários municipais da Agricultura, Agnevaldo Cardoso e da Saúde, Leopoldo, quando estarão procurando uma saída em que todos saem vencedores; município, população e comerciantes.

Ascom - Prefeitura de Itagimirim

Nosso número do WhatsApp: (73) 9 9910-1023
Através de nosso canal no WhatsApp, você poderá enviar perguntas, sugestões, relatos, além de áudio, fotos ou vídeos que poderão virar notícia no site após apuração de nossa equipe. Fique ligado com a redação do RASTRO101!

ÁLBUM
Comunicar erro na matéria

COMUNICAR ERRO

Este espaço destina-se apenas à comunicação de erros encontrados em nossos textos. Preencha os campos abaixo informando os detalhes do erro.



PUBLICIDADE

TÓPICOS: Ascom Prefeitura De Itagimirim Adab Abate Clandestino Açougue Veja mais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estamos nas redes sociais:

PUBLICIDADE

Últimas no Rastro

PUBLICIDADE
  Receba nossas notícias
PUBLICIDADE
Cadastre-se no Rastro101 e receba nossas notícias



  • Quem somos
  • Editorial
  • Privacidade

  • RASTRO101
    © COPYRIGHT 2011-2018 | DR WATSON INFORMÁTICA E PUBLICIDADE LTDA.