Eventos

Parceria da Veracel possibilita desenvolvimento de atividades socioprodutivas

Parceria entre a Veracel e comunidades indígenas possibilita desenvolvimento de atividades socioprodutivas no Sul da Bahia.

Assessoria de Comunicação – Veracel
17/03/2015 por Redação, atualizado em 20/03/2015 às 10h26 por Redação

O novo sistema de irrigação tem capacidade para regar quatro hectares de plantio de uma só vez. (Foto: ASCOM)O novo sistema de irrigação tem capacidade para regar quatro hectares de plantio de uma só vez. (Foto: ASCOM/Veracel)

Uma parceria entre a Veracel Celulose e a Associação de Agricultores Indígenas Pataxó de Coroa Vermelha AGIP-COVER, está fazendo “chover na horta” de mais de 30 famílias indígenas do Sul da Bahia. Graças ao apoio da empresa, desde o mês de dezembro de 2014, a associação que já desenvolve o plantio de diversos produtos agrícolas, passou a contar com o suporte de um sistema de irrigação que vem contribuindo não só para a sustentabilidade destes plantios, mas também para o desenvolvimento da agricultura familiar em comunidades tradicionais da região.

(Foto: ASCOM/Veracel)(Foto: ASCOM/Veracel)O novo sistema de irrigação tem capacidade para regar quatro hectares de plantio de uma só vez e, em respeito ao meio ambiente, está configurado para irrigar, por gotejamento, apenas cinco litros/planta por dia, atendendo com eficiência as aldeias de Juerana, Barra Velha e Agricultura Gleba B da Terra Indígena Pataxó Coroa Vermelha nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, respectivamente. Tais equipamentos vêm possibilitando a manutenção da produção de lavouras de café, banana, pimenta do reino, açaí, goiaba e outras culturas implantadas nestes núcleos, principalmente, no período de maior estresse hídrico das plantas, como por exemplo, nos meses de Verão.

A associação, que já desenvolve o plantio de diversas culturas agrícolas, por ter sido contemplada em um projeto de aquisição de mudas frutíferas, através de um convênio com a SEAGRI/SUAF, que visa à implementação de políticas públicas do Governo do Estado da Bahia de ações socioprodutivas em aldeias indígenas, considera esse novo sistema de irrigação uma grande oportunidade de tornar seus negócios mais sustentáveis. “Graças ao apoio da Veracel, estamos tendo a possibilidade de transformar a nossa realidade. Estamos tendo mais oportunidades de desenvolvimento socioeconômico e de ampliar a qualidade de vida da nossa população”, afirma Cosme Gomes Figueiredo, presidente Associação de Agricultores Indígenas Pataxó de Coroa Vermelha AGIP-COVER.

Para Renato Carneiro, gerente de Sustentabilidade da Veracel, o apoio a estas ações de desenvolvimento da agricultura familiar promovidas pela Veracel tem funcionado como um combustível motivacional para diversos agricultores locais e já vem se firmando como uma das principais tendências geradoras de desenvolvimento socioprodutivo na região. “Esta parceria materializa o compromisso da empresa em apoiar as comunidades tradicionais e confirma nossa preocupação com o desenvolvimento sustentável de toda a região”.

O projeto que está beneficiando, em um primeiro momento, estas três comunidades Pataxó, tem como proposta ampliar suas ações e contemplar também outras comunidades indígenas do Sul da Bahia.

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:
Veracel Irrigação

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu