Cidadania

Fábrica da Veracel: mais eficiência menos odor

A décima edição do encontro anual da Rede de Percepção de Odor da Veracel (RPO) aconteceu neste fevereiro e reuniu voluntários da Rede e seus convidados.

Assessoria de Comunicação – Veracel
24/02/2015 por Redação, atualizado em 24/02/2015 às 13h29 por Redação

Fábrica da Veracel (Foto: Divulgação)Fábrica da Veracel (Foto: Divulgação)

O ano de 2014 trouxe importantes conquistas e aprendizados para área ambiental da Veracel. Dentre essas conquistas, está o número de registros de percepção de odor na comunidade proveniente da atividade industrial. Em 2014, foram apenas 02 registros na região do entorno da fábrica, ante três em 2013, sete em 2012. Esse indicador reflete o aprendizado da equipe e os investimentos ambientais realizados pela empresa. Os registros são feitos por moradores da região que, ao identificarem o cheiro característico, entram em contato com a empresa para alertar sobre a ocorrência. Essas pessoas são voluntários que formam a Rede de Percepção de Odor (RPO), em atividade desde 2005.

A Veracel tem uma condição diferenciada de outras empresas do setor que emitem este odor continuamente. Apesar de não ser nocivo à saúde, é sensível ao olfato. Por este motivo, a empresa tem na redução das ocorrências, ano a ano, uma evidência de melhoria da qualidade ambiental da operação industrial. Os Voluntários são praticamente os mesmos desde a formação da rede e esse fato mostra que o rigor e comprometimento dessas pessoas nos registros de percepção de odor vem sendo mantido ao longo dos anos. “O declínio do indicador de percepção de odor na comunidade vêm nos mostrando que estamos melhorando, e isto nos dá segurança de que estamos na direção certa”, destaca o diretor de Operações da Veracel, Ari Medeiros.

Para Eliane Pontes, voluntária da rede e professora no distrito de Mundo Novo, em Eunápolis, poder participar da RPO é motivo de grande orgulho para ela, pois acredita estar prestando um serviço à sua comunidade. “Além de informar a empresa sobre possíveis ocorrências de odor, também orientamos as pessoas onde moramos sobre as operações da empresa”, esclarece a voluntária.

Encontro anual
A décima edição do encontro anual da Rede de Percepção de Odor da Veracel (RPO) aconteceu neste fevereiro e reuniu voluntários da Rede e seus convidados.

O tema do encontro da RPO este ano foi sobre a importância do relacionamento. A RPO é um dos importantes canais de relacionamento entre a empresa e a comunidade e é uma forma rápida e eficiente de comunicação. O objetivo desses encontros é validar o número de registros de percepção de odor na comunidade e realizar o treinamento dos voluntários na percepção de odor. “Olhando para a RPO de uma forma mais ampla, esses encontros tem como objetivo manter os voluntários motivados para reportarem qualquer ocorrência de percepção de odor na comunidade durante o ano. Esta é uma forma eficaz da empresa poder rever os seus processos em busca da melhoria contínua”, acrescenta o coordenador de Controle Ambiental da Veracel, Tarciso Matos.

Na ocasião, além de treinamento e atualização dos conhecimentos para a identificação de ocorrências de odor nas comunidades, os voluntários e os seus convidados tiveram a oportunidade de conhecer ações de desenvolvimento socioambiental da Veracel orientadas pelo diálogo com públicos de interesse e com as diversas comunidades em que a empresa atua. “Queremos entendê-los melhor, para produzirmos com práticas sustentáveis”, destacou o gestor de Relacionamento com a Comunidade, Pedro Cardoso.

Odor monitorado
A RPO foi criada em dezembro de 2005 com a finalidade de atendimento a uma condicionante ambiental da licença de operação industrial, emitida pelo INEMA. Para isso, foi elaborado um estudo de dispersão atmosférica promovido pela empresa Cetrel, onde foram determinadas as áreas com maior probabilidade de alcance do odor da fábrica - caso ocorra alguma anormalidade – e de acordo com a variação dos ventos. Atualmente a RPO conta com 25 voluntários, moradores de Itapebi, Itagimirim, Eunápolis (incluindo a sede do munícipio, o distrito de Mundo Novo e o distrito de Projeto Maravilha), Vera Cruz – distrito de Porto Seguro) e Belmonte (incluindo a sede do município e os distritos de Barrolândia e Santa Maria Eterna). Ao perceber o odor da fábrica, o voluntário comunica a percepção por meio de um número grátis e fala diretamente com o coordenador da fábrica.

Para mais informações, críticas ou sugestões, utilize o canal Fale Conosco do site www.veracel.com.br.

Link curto:

TÓPICOS:
Veracel Celulose

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu