Saúde

A saúde pública poderia ser melhor nas pequenas cidades

Embora esteja passando por dificuldades como muitos municípios pequenos, saúde em Itagimirim vem melhorando dia a dia.

ASCOM / Prefeitura de Itagimirim
06/02/2015 por Redação, atualizado em 06/02/2015 às 20h25 por Redação

AtendimentoMédicos atendem em Itagimirim. (Foto: ASCOM)

Que os serviços de saúde pública está ruim em todo o Brasil, isso não pode ser negado. Nos telejornais, nos programas de rádios, nas revistas mais importantes do país, nos grandes jornais impressos e na internet, todos os dias somos informados do caos que se tornou a saúde pública no País. Filas abarrotadas, gente morrendo nos corredores dos hospitais virou rotina; e parece que, infelizmente não vemos uma solução em curto prazo.

Nas cidades pequenas, os responsáveis pelo setor, na grande maioria, se acomodaram com a situação e procuram se apegar na miséria existente nas grandes cidades para também promoverem o desserviço em seus municípios, que poderiam se administrassem as verbas de forma mais lícita, com certeza atender mais a contento os munícipes que mais necessitam das ações do Poder Público.

Os gestores das cidades pequenas “comem o pão que o diabo amassou” para manter os serviços essenciais na educação, na saúde, no social e em todos os demais setores. Mas a saúde é o mais complexo; o mais delicado e o que exige, além de muita habilidade, amor ao próximo para se lidar com o setor. As pessoas não pedem e muito menos optam em ficarem doentes.

Mas se existir boa vontade e responsabilidade com os recursos que chegam aos municípios pequenos, mesmo sendo insuficiente para cuidar de todas as áreas da administração com afinco, ainda assim daria para cuidar do setor de saúde com mais atenção; como prioridade máxima,evitando tanto descaso por parte do Poder Público que causa tanto sofrimento às pessoas de baixa renda.

Itagimirim vive o mesmo drama que os demais municípios que menos arrecadam no Brasil. Mas parece que as coisas começam a tomar rumos diferentes, especialmente no atendimento ao setor da saúde. Com ajeito daqui e dacolá, a prefeitura está conseguindo reformar o único hospital da cidade, que esteve a ponto de fechar de vez por falta de recursos, um novo posto de saúde está em fase de acabamento e outro seguindo o mesmo rumo com reforma e ampliação.

Saúde em Itagimirim vemSaúde em Itagimirim vem melhorando a cada dia (ASCOM)

Adequações precisaram ser feitas para que os serviços de atendimento médico se intensifiquem na cidade. São três médicos e três enfermeiros atendendo nas unidades de saúde, sendo duas na sede e uma no único distrito União Baiana, onde o médico e o dentista atendem três vezes na semana. Tem três consultórios odontológicos com atendimento de segunda a sexta. O hospital, mesmo em reforma, oferece plantão 24 horas todos os dias da semana, ressalvando que pode acontecer de faltar um desses plantonistas por alguma vez, afinal médico também é ser humano e tem as mesmas Posto de Saúde me União Baiana. (ASCOM)Posto de Saúde me União Baiana. (ASCOM)
fragilidades que qualquer pessoa. Nas especialidades que compreende como média e alta complexidade, o município conta com atendimento em ginecologia/obstetria, cardiologia, fisioterapia, ortopedia, pediatria e um clínico/cirurgião. A Farmácia Básica está suprida de medicamentos a serem distribuídos gratuitos à população.

Uma cidade com pouco mais de sete mil habitantes não se pode dizer que está mal servida no setor da saúde pública, mas mesmo assim, com toda essa estrutura, ainda existem casos que pacientes são enviados para outros municípios, especialmente os pactuados, são especialidades em setores específicos como otorrinolaringologia, oftalmologia, nefrologia, dentre outras que o município, através da Secretaria Municipal de Saúde e a boa vontade dos seus servidores, conseguem atender a demanda.

Ascom – Prefeitura de Itagimirim

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu