Geral

Cobra coral é encontrada por moradores em praça pública em Itagimirim

Mesmo sem saber se animal era venenoso ou não, cobra acabou sendo sacrificada por populares.

Rastro101
02/02/2015 por Redação, atualizado em 03/02/2015 às 21h44 por Redação

Cobra da espécie coral foi encontrada no chão em praça pública. (Foto: Tiago Silva)Cobra da espécie coral foi encontrada no chão em praça pública. (Foto: Tiago Silva)

Uma cobra coral de quase 1 metro de comprimento foi encontrada por populares na noite desta segunda-feira (2), na Praça Castro Alves, centro de Itagimirim.

A cobra estava no chão, próximo a uma barraca de lanches no meio da praça, quando foi visto por uma pessoa que passava no local. Ele disse que uma criança, que não percebeu a presença do animal, também passou perto.

Temendo que pudesse atacar alguém, a cobra da espécie coral, que não foi identificada se era verdadeira ou falsa, acabou sendo sacrificado por populares, que usaram pedras e pedaços de madeira.

Animal de quase 1 metro acabou sendo sacrificado. (Foto: Tiago Silva)Animal de quase 1 metro acabou sendo sacrificado. (Foto: Tiago Silva)Em abril de 2013, uma cobra da mesma espécie foi encontrada próximo à uma creche em Itagimirim. Ela foi capturada pelo PM Vandení Lopes, professor formado em biologia, que fez a remoção da cobra para um local seguro para o animal e para as pessoas.

A prática de matar animais que são encontrados fora do seu habitat não é recomendada de maneira alguma. Além de apresentar risco para a própria pessoa, a ação é considerada crime. De acordo com o artigo 29 da Lei nº 9.605/1998, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é passível de punição com detenção de seis meses a um ano, e multa.

Cobra foi morta com pauladas na cabeça. Populares temiam que ela atacasse alguém. (Foto: Tiago Silva)Cobra foi morta com pauladas na cabeça. Populares temiam que ela atacasse alguém. (Foto: Tiago Silva)

O que se deve fazer neste caso é se afastar em segurança, ou se possível, tentar capturar o animal para soltá-lo em um lugar seguro. Dependendo do porte do animal, é extremamente necessário comunicar os bombeiros ou a polícia florestal para fazer a remoção em segurança.

Link curto:

TÓPICOS:
Cobra

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu