Esporte

Oficina de Pipa realizada na praça anima tarde de domingo em Itagimirim

Crianças e adultos aprenderam como confeccionar pipas de vários formatos e tamanhos. Depois de feitas, as pipas foram soltas em um morro na cidade

Rastro101
30/09/2014 por Redação, atualizado em 04/08/2023 às 16h03 por Redação



O projeto "Esporte e Cultura na Praça", desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Itagimirim por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, levou para dezenas de crianças e jovens de Itagimirim, a "Oficina de Pipa", realizado na tarde deste domingo (28), na Praça Castro Alves, onde a garotada aprendeu como fazer e a soltar pipas.

Crianças aprenderam passo-a-passo o processo de confecção das pipas. (Foto: Rastro101)Crianças aprenderam passo-a-passo o processo de confecção das pipas. (Foto: Rastro101)

Os instrutores Junior Monteiro e Isaque Silva mostraram todo o processo para construção das pipas, desde a fabricação, união das varetas e armação do esqueleto, até a colagem e técnicas para soltar as pipas. Os alunos receberam ainda uma pequena aula de física, onde puderam compreender como as pipas se mantêm no ar, por exemplo.

Pipas de várias cores foram distribuídas para a garotada. (Foto: Rastro101)Pipas de várias cores foram distribuídas para a garotada. (Foto: Rastro101)

Outro ponto abordado na oficina foi a segurança que se deve ter ao soltar as pipas. Foi explicado que não se deve empinar pipas próximo à rede elétrica e em locais com trânsito de veículos. O uso do "cerol", também não é indicado pois pode causar acidentes, principalmente para ciclistas e motociclistas.

Depois que os jovens confeccionaram suas pipas, todos foram para um morro localizado na área urbana de Itagimirim, mas longe da rede elétrica, e os instrutores distribuíram cerca de 100 metros de linha para cada uma das crianças.

Céus de Itagimirim ficou colorido com as pipas confeccionadas pelos jovens. (Foto: Rastro101)Céus de Itagimirim ficou colorido com as pipas confeccionadas pelos jovens. (Foto: Rastro101)

Para um dos organizadores do projeto, o jovem Adams Ribeiro, a ideia de realizar essa oficina partiu de uma necessidade básica da população, que é resgatar o conceito sociocultural, buscando exemplo simples para trazer conhecimento e resgatar a cultura na cidade. "O mais interessante foi ver a participação de muitos pais na oficina, que levaram seus filhos para conhecer as brincadeiras que muitos deles brincavam quando criança", concluiu Adams.

Oficina resgatou cultura e mostrou que não existe limite de idade para a diversão. (Foto: Rastro101)Oficina resgatou cultura e mostrou que não existe limite de idade para a diversão. (Foto: Rastro101)

Um dos objetivos do projeto "Esporte e Cultura na Praça" é o de levar, sempre aos finais de semana na Praça Castro Alves e em outros pontos da cidade, um momento de diversão e lazer para a população de Itagimirim.

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu