Menu

MENU

PUBLICIDADE

Publicado: 14/09/2014, por Redação Atualizado: 15/09/2014 às 17h50, por Redação

Acidentes 10

Vítima de acidente é transportada em carro particular e situação é delicada

De acordo com uma enfermeira, remoção de vítima em carro particular só deve ser feito em último caso

Rastro101

Jovem de 21 anos sofreu acidente de moto e foi socorrido em um carro particular. (Foto: Rastro101)Jovem de 21 anos sofreu acidente de moto e foi socorrido em um carro particular. (Foto: Rastro101)

O jovem Jefferson Moura dos Santos, conhecido como "Grilo", 21 anos, que foi vítima de acidente no final da tarde deste domingo (14), no entrocamento que liga a BR-101 com o povoado de Santa Maria Eterna, distrito de Belmonte, foi socorrido em um veículo particular e deslocado cerca de 30 quilômetros até o Hospital Luis Eduardo Magalhães (HMLEM), em Itagimirim (BA).

De acordo com a mãe da vítima, seu filho e um amigo estavam em uma moto, tendo ir prender umas vacas que seriam ordenhadas no dia seguinte. No caminho, os jovens teriam se envolvido em um acidente com uma caçamba, que não parou para prestar socorro.

Socorristas tiveram dificuldades em retirar a vítima de dentro do veículo. (Foto: Rastro101)Socorristas tiveram dificuldades em retirar a vítima de dentro do veículo. (Foto: Rastro101)

Um senhor que mora no povoado de Santa Maria Eterna, passava no local e resolveu ajudar por conta própria, colocando a vítima no banco traseiro de seu veículo, um Fiat Siena, e o levou até Itagimirim - só então é que o SAMU foi comunicado.

A vítima estava com muitos hematomas pelo corpo, ferimentos na cabeça e uma fratura na perna esquerda. O procedimento para retirar a vítima do veículo foi muito complicado e exigiu habilidade dos socorristas.

Jovem foi atendido por enfermeiros e pelo SAMU de Itagimirim, e encaminhado para Eunápolis. (Foto: Rastro101)Jovem foi atendido por enfermeiros e pelo SAMU de Itagimirim, e encaminhado para Eunápolis. (Foto: Rastro101)

O senhor que socorreu a vítima, conhecido por Nelson, disse ao Rastro101 que no momento só pensou em ajudar, e sua primeira reação foi levar o jovem para o hospital. "Ele não estava se mexendo e eu não sabia se iria aparecer ambulância lá", disse ele preocupado.

O jovem foi removido às pressas para o Hospital Regional em Eunápolis e, de acordo com um dos socorristas, o estado dele exige cuidados.

Remoção por conta própria é arriscado

De acordo com a enfermeira Leila Graciela, que trabalha no HMLEM, o processo de remoção de uma vítima do local do acidente é bastante delicado e pode piorar a situação da vítima. "Mesmo querendo ajudar, a pessoa pode agravar um quadro que era considerado estável", disse a profissional. Qualquer procedimento errado pode deixar a vítima paralítica ou até ocasionar a morte.

De acordo com a PRF, em casos de acidente com vítimas, a primeira coisa a se fazer é sinalizar o local adequadamente para que não aconteça outros acidentes. Depois, coletar informações do local, - como o número e situação das vítimas, por exemplo. Só aí ligar para o serviço de emergência, como o 192, e passar todos os detalhes. Após estes procedimentos, aguarde o socorro chegar.

ÁLBUM
Comunicar erro na matéria

COMUNICAR ERRO

Este espaço destina-se apenas à comunicação de erros encontrados em nossos textos. Preencha os campos abaixo informando os detalhes do erro.



PUBLICIDADE

TÓPICOS: Veja mais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estamos nas redes sociais:

PUBLICIDADE

Últimas no Rastro

PUBLICIDADE
  Receba nossas notícias
PUBLICIDADE
Cadastre-se no Rastro101 e receba nossas notícias



RASTRO101
© COPYRIGHT 2011-2017 | DR WATSON INFORMÁTICA E PUBLICIDADE LTDA.