Educação

Alunos apresentaram trabalho mostrando diversidade cultural através da dança

Trabalho foi realizado por alunos do Colégio Municipal Othoniel Ferreira dos Santos, em Itagimirim

Rastro101, com informações do CMOFS
08/09/2014 por Redação, atualizado em 11/09/2014 às 12h36 por Redação

Alunos apresentaram a diversidade cultural através de danças e coreografias. (Foto: Colégio Othoniel)Alunos apresentaram a diversidade cultural através de danças e coreografias. (Foto: Colégio Othoniel)

Um trabalho interdisciplinar realizado por alunos do Colégio Municipal Othoniel Ferreira dos Santos, em Itagimirim, mostrou através da dança, a diversidade de metodologias no ensino da Língua Portuguesa, como base de aprendizado para todas as demais disciplinas.

De acordo com o projeto, a metodologia do trabalho começou desde a escolha dos filmes, como: Dirty Dancing, Grease (Nos Tempos da Brilhantina), Flash Dance, FootLoose, Ghost, Top Gun, De Repente 30 e High School Musical. As turmas selecionadas para apresentar o trabalho foram a 7ª A e B do turno matutino, que foram divididas em 8 turmas. Após o sorteio para escolher os filmes, as turmas começaram a buscar informações sobre os filmes.

Trabalho reuniu na quadra da escola centenas de alunos e convidados. (Foto: Colégio Othoniel)Trabalho reuniu na quadra da escola centenas de alunos e convidados. (Foto: Colégio Othoniel)Os alunos apresentaram individualmente em sala de aula, as informações pesquisadas sobre cada filme. Através das pesquisa individuais, que foi avaliada pelos professores, as turmas montaram o texto final para as apresentações de danças coreográficas dos filmes, realizadas na noite do dia 29/08, na quadra Poliesportiva do Colégio Municipal Othoniel Ferreira dos Santos, reunindo centenas de alunos, pais, funcionários e convidados.

O projeto envolveu, além da Língua Portuguesa e Técnicas de Redação, as disciplinas de Artes, com a confecção de cartazes e figurinos, a disciplina de Inglês com a interpretação das canções e construção gramatical, disciplina de História, que forçou o estudo da época de cada filme, Educação Física que trabalhou a expressão corporal dos alunos, e Geografia, onde foi pesquisado o espaço geográfico onde foram feitas as cenas dos filmes, tipo de clima, etc.

De acordo com a idealizadora do projeto, a professora Maria D'ajuda Oliveira, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diversas formas de aprendizado, conheceram novos filmes e aprenderam a interpretá-los, colocaram em prática as regras de construção textual, construíram ideias sobre a interdisciplinaridade, traçaram um paralelo entre os filmes de antigamente e os de hoje, participaram de uma interação extraclasse, trabalharam em conjunto com os professores das turmas, além de possibilitar a participação da comunidade com a escola.

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu