Menu

MENU

Início Notícias Agenda Contato
PUBLICIDADE

Publicado: 24/05/2014, por Redação Atualizado: 11/06/2014 às 22h29, por Redação

Cidadania 114

Itagimirim realiza Audiência Pública para elaboração do PGRS

Lançamento da Proposta foi realizada na Câmara de Vereadores de Itagimirim. População participará de 5 Audiências Públicas para formação do Plano

Redação Rastro101



Foi realizada na manhã desta sexta-feira (23), no Plenário da Câmara de Vereadores de Itagimirim, a Cerimônia de lançamento da proposta para construção do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que orienta as ações realizadas no município visando reduzir a geração dos resíduos e garantindo o correto manuseio, acondicionamento, transporte e destinação dos resíduos que não forem reciclados, reduzindo a quantidade de resíduos no aterro sanitário, bem como os riscos à saúde da população e riscos ao meio ambiente.

Na ocasião, estiveram presentes na Câmara de Vereadores, o engenheiro Dr. Rogério Peixoto Doria, representante da Superintendência da FUNASA, o engenheiro da FUNASA especializado em resíduos sólidos, Dr. Theódolo Fonseca Neto, a coordenadora do projeto PGRS de Itagimirim e técnica da SESAB, senhora Maria José Tavares, o prefeito municipal, Rielson Santos Lima, secretários municipais, vereadores, membros representantes de diversos segmentos da sociedade e empresários da cidade.

Em pronunciamento, o prefeito Rielson Lima, bem como os vereadores presentes, reforçaram a importância de toda a população em participar das diversas Audiências Públicas que serão realizadas em Itagimirim e no distrito de União Baiana. Rielson Lima disse que a ideia surgiu depois de uma conversa com o Secretário de Saúde do Município, o Dr. Celso Emannuel, que juntos buscaram uma alternativa para elaboração do PGRS do município, solicitando ajuda colaborativa de engenheiros da FUNASA. Uma técnica da SESAB e mais dois engenheiros foram disponibilizados para dar suporte à elaboração do Plano.

Maria José Tavares, técnica da SESAB, Dr. Rogério Peixoto Doria, engenheiro da FUNASA e Dr. Theódolo Fonseca Neto, engenheiro da FUNASA com especialidade em resÃíduos sólidos (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Maria José Tavares, técnica da SESAB, Dr. Rogério Peixoto Doria, engenheiro da FUNASA e Dr. Theódolo Fonseca Neto, engenheiro da FUNASA com especialidade em resÃíduos sólidos (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)

Para Maria José, que vem se dedicando em tempo integral para a finalização do PGRS em Itagimirim, a realização deste projeto é um sonho para todos no município, mas ressaltou que o projeto só será válido se houver a participação em massa da população, que deverá opinar em sua elaboração, até que se chegue a um PGRS ideal. Ainda de acordo com Maria José, esse PGRS se transformará em Lei Municipal, e será válido pelos próximos 20 anos.

Engenheiro especializado em resíduos sólidos, Dr. Theódolo Fonseca, explicou detalhes sobre o que significa o PGRS. (Foto: Rastro101)Engenheiro especializado em resíduos sólidos, Dr. Theódolo Fonseca, explicou detalhes sobre o que significa o PGRS. (Foto: Rastro101)Durante a solenidade realizada na Câmara de Vereadores, o engenheiro da FUNASA, Theodolo Fonseca Neto, com especialidade em resíduos sólidos, explicou detalhadamente sobre cada etapa da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sobre seus princípios, objetivos, diretrizes, metas e ações, os diversos tipos de resíduos gerados, alternativas de gestão e gerenciamento, e metas para diferentes cenários com seus programas, projetos e ações.

Como parte da programação de elaboração do PGRS, foi realizada no período da tarde no Ginásio de Esportes Otto Alencar, no bairro Francino Andrade, a "1ª Audiência Pública", que reuniu os membros do Comitê Executivo e do Comitê Conclusivo, dos engenheiros, organizadores, além de membros da sociedade e população em geral. Lá eles se reuniram em grupos e discutiram sobre os problemas e ações que devem ser realizadas no município.

Até o dia 15 de julho estão previstas mais quatro Audiências Publicas que serão realizadas em todos os bairros em Itagimirim e no distrito de União Baiana, e em todas essas reuniões, é necessário a participação da comunidade em geral.

Nosso número do WhatsApp: (73) 9 9910-1023
Através de nosso canal no WhatsApp, você poderá enviar perguntas, sugestões, relatos, além de áudio, fotos ou vídeos que poderão virar notícia no site após apuração de nossa equipe. Fique ligado com a redação do RASTRO101!

ÁLBUM
Comunicar erro na matéria

COMUNICAR ERRO

Este espaço destina-se apenas à comunicação de erros encontrados em nossos textos. Preencha os campos abaixo informando os detalhes do erro.



PUBLICIDADE

TÓPICOS: Veja mais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estamos nas redes sociais:

PUBLICIDADE

Últimas no Rastro

PUBLICIDADE
  Receba nossas notícias
PUBLICIDADE
Cadastre-se no Rastro101 e receba nossas notícias



  • Quem somos
  • Editorial
  • Privacidade

  • RASTRO101
    © COPYRIGHT 2011-2018 | DR WATSON INFORMÁTICA E PUBLICIDADE LTDA.