Cidadania

Itagimirim contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Diversas atividades foram realizadas nesta sexta-feira (16). Psicóloga de Eunápolis fez palestra sobre o tema e alertou sobre esse problema social

Redação RASTRO 101
17/05/2014 por Redação, atualizado em 18/05/2014 às 18h32 por Redação



O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e o Conselho Tutelar de Itagimirim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizaram na última sexta-feira (16), uma campanha de conscientização contra o Abuso e Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes. Em todo o país, a data é comemorada oficialmente no dia 18 de maio.

Jovens e adolescentes receberam informações sobre o perigo das drogas. (Foto: Rastro101)Jovens e adolescentes receberam informações sobre o perigo das drogas. (Foto: Rastro101)

Durante todo o dia foram realizadas diversas atividades sociais que reforçaram a importância em descobrir e denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes. Pela manhã foram montadas duas tendas na praça Castro Alves, centro de Itagimirim, onde dezenas de pessoas, a maioria crianças, puderam receber informações sobre como se proteger do perigo das drogas e como denunciar vários tipos de crimes.

Dezenas de pessoas compareceu na Praça Castro Alves para assistir a apresentações feitas pelos próprios jovens. (Foto: Rastro101)Dezenas de pessoas compareceu na Praça Castro Alves para assistir a apresentações feitas pelos próprios jovens. (Foto: Rastro101)

Alunos da rede pública de ensino fizeram diversas apresentações durante a exposição na praça Castro Alves. Em uma das apresentações, alunos do Colégio Municipal Othoniel Ferreira fizeram uma encenação que mostrava o abuso sexual cometido por um membro da família dentro da própria casa. "Infelizmente, esses tipos de crime acontecem com muita frequência dentro das próprias famílias", explicou a professora Nilzângela. O evento pela manhã terminou ao meio-dia.

Caminhada reuniu centenas de pessoas pelas ruas de Itagimirim (Foto: Rastro101)Caminhada reuniu centenas de pessoas pelas ruas de Itagimirim (Foto: Rastro101)

No período da tarde, uma caminhada foi realizada pelas principais ruas da cidade, e contou com a participação de centenas de pessoas. Alunos da escola Adélia Pinheiro Sales saíram caracterizados e com vários cartazes. Os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), programa vinculado ao CRAS, também participaram da caminhada com apitos e entrega de panfletos para a população. Com uma parada na praça Castro Alves, a Assistente Social do Município, Lumma Nunes, deu algumas dicas para a proteção de crianças e adolescentes.

Palestra foi realizada na quadra do Colégio Municipal Othoniel Ferreira dos Santos. (Foto: Rastro101)Palestra foi realizada na quadra do Colégio Municipal Othoniel Ferreira dos Santos. (Foto: Rastro101)

As atividades foram encerradas com uma palestra ministrada pela psicóloga, Dra. Ana Maria Justino, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social em Eunápolis (CREAS), que falou sobre os tipos de violência sexual contra as crianças e adolescentes, suas consequências e como se proteger. A psicóloga explicou detalhes importantes sobre o assunto, e foi categórica em dizer que "quem sabe do abuso de uma criança ou adolescente e não denuncia, também comete crime".

A psicologa Ana Maria Justino, palestrante da noite, debateu sobre diversos assuntos relacionados ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes (Foto: Rastro101) A psicologa Ana Maria Justino, palestrante da noite, debateu sobre diversos assuntos relacionados ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes (Foto: Rastro101)

A palestra contou com a presença de alunos da rede municipal, rede estadual, professores, vereadores, polícia militar e outras autoridades do município. O grupo de dança Swing e Sedução, formado por jovens de diversas faixas de idade, encerrou o evento na quadra poliesportiva da escola.

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu