Justiça

Deputado denuncia perseguição ao transporte alternativo em Porto Seguro

Valmir Assunção levou situação ao Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília

Rastro101
13/12/2013 por Redação, atualizado em 28/12/2013 às 13h28 por Redação

Deputado Valmir Assunção fala sobre perseguição ao transporte alternativo no município de Porto Seguro. (Vanes Casaes / SECOM Bahia)Deputado Valmir Assunção fala sobre perseguição ao transporte alternativo no município de Porto Seguro. (Vanes Casaes / SECOM Bahia)Após denúncias feitas pela Cooperativa de Transporte Alternativo Urbano e Intermunicipal de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, o Deputado Valmir Assunção (PT-BA) levou assunto até o Plenário da Câmara de Deputados, na tarde desta quinta-feira (12).

Valmir Assunção falou sobre as cooperativas de transportes alternativos que atuam no município de Porto Seguro e que também tem organização do transporte alternativo em Itamaraju, Teixeira de Freitas e Eunápolis. Valmir citou ainda sobre o Deputado Estadual Ronaldo Carletto, que possui muita influência do ponto de vista econômico na Bahia, e que tem também muita influência na AGERBA (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia), e, segundo ele, profissionais dos transportes coletivos vêm sendo perseguidos e presos.

Valmir, em seu discurso, falou sobre o constrangimento de muitas pessoas que possuem seus carros particulares, e que por determinação do Deputado [Carletto], não podem carregar ninguém, e que pessoas e dirigentes ligados à cooperativa foram presos, por determinação da Justiça.



"Mas eu sei que o Deputado Ronaldo Carletto, por ser dono de muitas empresas de transporte coletivo nos Municípios e também empresas de transporte intermunicipal, as maiores empresas do Estado estão sob o domínio dele. É lógico que todos nós sabemos que o poder econômico sempre prevalece nesses Municípios" - disse Valmir Assunção.

Valmir citou que o que está acontecendo em Porto Seguro é algo inaceitável, quando colocam as famílias em uma situação delicada e, ao mesmo tempo, prendem as pessoas. "Uma determinação judicial tem que se cumprir, mas é preciso se levar em consideração que existe o ser humano, existe uma cooperativa organizada, existe uma necessidade da população, da mobilidade urbana. E o transporte alternativo é um transporte complementar, que tem que ser levado em consideração pelo Poder Judiciário, pelo Poder Executivo municipal e estadual. Isso é fundamental" - ressaltou.

Protestos em Porto Seguro duraram dois dias. (Foto: Xico Junior / Rastro101)Protestos em Porto Seguro duraram dois dias. (Foto: Xico Junior / Rastro101)

Valmir fez uma cobrança para que a Polícia Militar não cumpra esse tipo de serviço para Ronaldo Carletto e espera que a AGERBA possa criar, junto com os Prefeitos, um mecanismo que faça com que o transporte alternativo possa se viabilizar, criando alternativas para a população do ponto de vista da mobilidade urbana nessas cidades.

Valmir prometeu fazer um requerimento junto à AGERBA e ao Governo da Bahia, porque não admite, de forma alguma, a situação em que se encontram Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Eunápolis. "Há um cerco montado pela AGERBA junto com o Deputado Ronaldo Carletto, só porque tem o poder econômico e empresas de transporte. Essas empresas, com a sua ganância, querem cada vez mais ganhar dinheiro em detrimento da mobilidade da população do extremo sul do Estado", - concluiu.

Link curto:

TÓPICOS:

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu