Crimes

Motoristas de transporte alternativo paralisaram centro de Porto Seguro

Uma das exigências era a liberação imediata de motoristas detidos em ação da PM

Xico Jr,
do Rastro101 em Porto Seguro

02/12/2013 por Xico Jr, atualizado em 15/12/2013 às 19h05 por Redação

Protesto realizado pelos motoristas de lotações paralisaram o centro de Porto Seguro. (Foto: Xico Jr./ Rastro101)Protesto realizado pelos motoristas de lotações paralisaram o centro de Porto Seguro. (Foto: Xico Jr./ Rastro101)

Motoristas de duas associações de transporte alternativo, conhecidos popularmente como "Lotação", pararam o centro e as principais vias de acesso da cidade, em protesto pela liberação imediata de motoristas e carros que foram presos em operação deflagrada pela promotoria pública com o apoio da Polícia Militar.

De acordo com informações do presidente de uma das associações de transporte alternativo de Porto Seguro, o senhor Geovane, além de ser arbitrário, a justiça está tratando os motoristas como criminosos, sendo que corrupções e problemas de segurança pública muito mais grave estão deixando de serem investigados, "inclusive pela própria polícia", destacou ele.

Principais vias do centro de Porto Seguro ficaram congestionadas. (Foto: Xico Jr. / Rastro101)Principais vias do centro de Porto Seguro ficaram congestionadas. (Foto: Xico Jr. / Rastro101)

Motoristas dessas lotações, reclamam que há uma perseguição, feitos pela promotoria, PM e pela prefeitura. Ainda de acordo com tais motoristas, a prefeitura não cumpre os acordos feitos em reuniões com a prefeita, Claudia Oliveira. Motoristas acusam o empresário e deputado estadual, Ronaldo Carlleto de ser o percussor de toda essa perseguição, visto que o mesmo além de dono da maior empresa de transporte público do estado, é presidente da AGERBA (Orgão que Controla esse tipo de veículo e suas rotas e formas de funcionamento e legalização). "Há um conflito de interesse. Como pode o presidente da Agerba, ser dono da Expresso Brasileiro e seus derivados?" - desabafou João Silva, motorista - Lotação).

A equipe do Rastro101 presenciou um grupo de moradores e turistas que ficaram revoltados com essa paralisação feita pelas "lotações". De acordo com os reclamantes, além do direito de ir e vir ser desrespeitado, esses motoristas não podem protestar dessa forma, afinal, eles são irregulares e não poderiam estar rodando ainda na cidade. Um empresário da cidade que preferiu não se identificar, ficou indignado pela postura da prefeita em relação a essa questão. "Essa cidade não tem comando, porque se tivesse, já teria tomada uma posição e tinha pedido a polícia para tirar esses baderneiros da rua", ressaltou o empresário.

Centenas de pessoas ficaram transporte para retornar para suas casas. (Foto: Xico Jr. / Rastro101)Centenas de pessoas ficaram transporte para retornar para suas casas. (Foto: Xico Jr. / Rastro101)

Estudantes reclamaram também da paralisação, pois, de acordo com eles, final de ano é época de provas e hoje era dia de tais atividades e outras complementares para conclusão de seus cursos.

CLIMA TENSO
Em diversos momentos, a equipe do Rastro101 presenciou o clima tenso entre moradores, empresários e motoristas das lotações. A todo momento hostilidades eram feitas de ambas as partes. Em outros momentos, inicio de agressões físicas e verbais foram presenciadas e registras e serão exibidas aqui no rastro a qualquer momento.

PRISÕES
Estão detidos no complexo policial 6 motoristas, que não tiveram os nomes divulgados, e 4 veículos. Ainda de acordo com o presidente Geovane, para liberação dos mesmos a justiça está determinando uma fiança, porém, isso é inadmissível pois eles não são bandidos e não estão cometendo crimes contra a sociedade.

O Vereador Marcos Aurora que estava presente na manifestação, explicou que é importante que a prefeitura faça um projeto para tentar legalizar essas pessoas que estão trabalhando de forma clandestina. Isso poderia ser feito com um projeto que transformasse as associações para transporte de Vans ou conceder os alvarás de táxis que não estão sendo utilizados para serem remanejados para tais motoristas das lotações. O Vereador informou que entrou em contato com a prefeita Cláudia Oliveira e irá apresentar algumas sugestões e torcer para que tudo termine sem maiores prejuízos para a cidade e para os trabalhadores.

Diversas viaturas da Polícia Militar, inclusive a CAEMA - Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica, se fizeram presentes e preparados para um dispersão e contenção de possíveis distúrbios no local.

Aguarde imagens em vídeo da manifestação em Porto Seguro

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu