Cidadania

União Baiana é um dos destaques no projeto Servidor Cidadão

Atividades com o projeto já rendeu 290 mil para a comunidade

Eduarda Torales / ASCOM Veracel
08/11/2011 por

Foto:Eduarda TorallesFiquei feliz com o resultado. É a primeira vez que participo, o melhor resultado para mim foi dar mais visibilidade para a comunidade de União Baiana"Fiquei feliz com o resultado. É a primeira vez que participo, o melhor resultado para mim foi dar mais visibilidade para a comunidade de União Baiana" - disse Agnevaldo

Policial militar Agnevaldo Cardoso Rodrigues, 4º colocado no concurso
Rodrigues, que concorreu com outros 110 servidores, é o líder comunitário do projeto Roça do Povo, no distrito de União Baiana, município de Itagimirim. O trabalho que realiza voluntariamente em sua comunidade consiste no plantio de mandioca e manutenção da Casa de Farinha, fruto da parceria entre a Associação de Pequenos Produtores Rurais de União Baiana, Veracel Celulose e a prefeitura municipal de Itagimirim.

No último sábado (05), Rodrigues foi a Salvador na companhia de 16 representantes da comunidade de União Baiana para acompanhar a premiação do Servidor Cidadão. “Já estamos entre os 10 projetos finalistas”, já comemorava o policial Rodrigues antes da divulgação do resultado.

“Esse projeto é a mãe do povo de União Baiana”, disse a jovem Luciene da Silva Souza, num dos depoimentos do vídeo de apresentação do projeto durante a cerimônia de premiação.

DivulgaçãoAgnevaldo e o Comandante Geral da PM, Coronel Alfredo Castro
O Roça do Povo é um projeto de agricultura familiar, que beneficia 76 pequenos agricultores com o plantio da mandioca, numa área de 80 hectares, cedida em regime de comodato pela Veracel Celulose.

Segundo dados da Associação de Pequenos Proprietários Rurais de União Baiana, o Roça do Povo já produziu 4.620 sacas de farinha e uma renda média de R$250 mil (290 mil) para a comunidade, por colheita.

Implantado em 2008, o Roça do Povo começou com a implementação da ideia apresentada pelas comunidade local após a capacitação oferecida pela metodologia de desenvolvimento social promovida pela Veracel, denominada Rede Social.

A Rede de União Baiana identificou o potencial econômico da comunidade e apresentou o projeto a empresa como uma forma de ampliação das oportunidades de geração de renda e de trabalho local.

A atuação entusiasmada da liderança local foi determinante para que a mobilização e o engajamento e das famílias ao projeto rendessem o resultado de sucesso.

O Comandante Geral da PM na Bahia, Coronel Alfredo Castro, parabenizou o trabalho realizado na comunidade. Agnevaldo agradeceu em nome da rede social todo o apoio que tem recebido do Comando da 7ª CIPM, do Tenente Josari Coutinho (Comandante do 3º Pelotão de Itagimirim), da direção do Grupo Escolar Jutahy Júnior em União Baiana, dos órgãos públicos, empresas privadas e demais voluntários.

Agnevaldo enfatizou que apenas com a união e esforços de todos e que se pode construir uma rede de diferentes segmentos com o objetivo de promover o bem comum a todos.

Link curto:

TÓPICOS:
União Baiana Agnevaldo Projeto Servidor Cidadão

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu