Educação

Depois de 3 anos, alunos abrem a cápsula do tempo que guardava seus desejos

Atividade reuniu 20 alunos do Ensino Fundamental em Itagimirim

Redação Rastro101
18/10/2013 por Redação, atualizado em 22/10/2013 às 07h33 por Redação

Cápsula foi lacrada com todos os desejos dos alunos. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Cápsula foi lacrada com todos os desejos dos alunos. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)

Na manhã desta quarta-feira (17), os alunos alunos da 7ª A, no Colégio Municipal Othoniel Ferreira, se reuniram para abrir a "capsula do tempo", contendo os desejos escritos por cada um em folhas de papel e guardados na capsula, há 3 anos, quando ainda estavam na 4ª série e estudavam na Escola Adélia Pinheiro, que fica localizada em outro bairro.

Após 3 anos, professora Gildete Diniz abriu a cápsula do tempo contendo os desejos dos alunos. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Após 3 anos, professora Gildete Diniz abriu a cápsula do tempo contendo os desejos dos alunos. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Na época, a professora Gildete Diniz resolveu fazer este trabalho com os alunos depois de assistir uma reportagem em um programa de televisão, e achou brilhante a ideia. Ela reuniu seus alunos em uma aula de ciências e pediu para que todos escrevessem os seus desejos e folhas de papel. Cada um escreveu o que gostaria que acontecesse em um período de 3 anos. Os pedidos foram lacrados no dia 27/10/2010 em uma capsula e guardados em segurança em um armário.

A professora ficou muito surpresa com a ansiedade de alguns alunos que esperavam pela data marcada para poder abrir a capsula. "Três alunas que moram na zona rural chegaram lá em casa em um fim de semana antes do combinado achando que era o dia de abrir a cápsula do tempo", disse ela satisfeita com o trabalho realizado com os alunos.

Em um dos seus desejos, a aluna Ângela Nascimento disse que queria reencontrar todos os seus colegas de classe. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Em um dos seus desejos, a aluna Ângela Nascimento disse que queria reencontrar todos os seus colegas de classe. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Após a apertura da capsula, a surpresa e diversão tomou conta dos alunos que puderam ouvir os desejos dos colegas. A aluna Ângela Nascimento Santos, leu os desejos que escreveu no papel: "Quero ter 1,64 m, pesar 50 kg e estar na 7ª série, junto com os mesmos colegas da 4ª A. Desejo também ter um celular e um computador". Depois de ler os desejos, Ângela disse que já tinha ganhado o celular, "mas quebrou". Disse que já estava bem perto de ganhar o computador, e que o seu peso e altura tinha ultrapassado o desejado. O desejo de ter todos os colegas na sala foi "quase" realizado: apenas 3 não estudavam mais na mesma sala, inclusive uma delas está morando no Japão, mas que foi avisada pela internet que a capsula seria aberta naquele dia.

O aluno Gilseppe Lanna disse que o seu desejo não se realizou porque antes ele queria ser um "cientista", mas agora ele é "programador de computadores", declarou confiante. Na carta, ele não escreveu nada mas desenhou objetos de um laboratório como tubos de ensaio, pipetas e provetas. Embora o sonho antigo de Gilseppe não tenha se realizado, ele parecia feliz com seu "novo desejo".

Atividade reuniu 20 alunos que depois de 3 anos, conferiram se seus desejos foram realizados. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Atividade reuniu 20 alunos que depois de 3 anos, conferiram se seus desejos foram realizados. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)

A professora Gildete Diniz ressaltou que o trabalho com os alunos envolveu diversos aspectos pedagógicos e sociais, como a prática de redação, pois os alunos precisaram descrever com detalhes os seus desejos, a participação em grupo, valorização do tempo, das amizades, entre outros fatores.

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu