Crimes

Bandidos roubam equipamentos da Embasa e deixam população de Itagimirim sem água

Serviço de abastecimento será restabelecido nesta terça-feira

Rastro101
23/09/2013 por Redação, atualizado em 13/10/2013 às 12h24 por Redação

Técnico responsável pelo escritório da Embasa em Itagimirim, Ramildo Camilo, mostrou por onde os bandidos podem ter chegado ao local. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Técnico responsável pelo escritório da Embasa em Itagimirim, Ramildo Camilo, mostrou por onde os bandidos podem ter chegado ao local. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)

Componentes na unidade de captação da EMBASA no município de Itagimirim, no extremo-sul baiano, foram roubados na madrugada deste domingo (22). O local que ocorre a captação de água fica em um local isolado, em uma fazenda distante pelo menos 5 km do centro da cidade.

Parafusos que seguram o transformador de 300 kg foram serrados. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Parafusos que seguram o transformador de 300 kg foram serrados. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)De acordo com um dos responsáveis pela unidade da Embasa em Itagimirim, Ramildo Camilo de Souza, a intenção principal dos bandidos era a de levar a fiação de cobre: "Eles subiram no poste e cerraram os parafusos do transformador que pesa mais de 350 kg", disse Ramildo.

Depois de ter os parafusos de fixação serrados, o transformador caiu de uma altura de 10 metros, mas a intensão dos bandidos era tirar o que tinha no interior do transformador: pelo menos 280 kg de fios de cobre. Além do transformador, os bandidos levaram todo o aparelho digital da embasa, além dos relógios de medição da Coelba, serviço de distribuição de energia. O funcionário da empresa, Raimundo Freire de Brito, disse que um dos equipamentos que os bandidos levaram era justamente o que recebia a programação para liberar automaticamente a água para a estação de tratamento.

Empresa fez a substituição do transformador e equipamentos que foram roubados. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)Empresa fez a substituição do transformador e equipamentos que foram roubados. (Foto: Rafael Amaral / Rastro101)

Para chegar ao local de carro, é necessário passar em frente à sede de uma fazenda com várias casas. A polícia levantou detalhes e ninguém viu movimentação de veículos na noite do roubo, o que leva a crer que os bandidos vieram pela estrada BA-275, que fica a menos de 500 metros da estação de captação.

Técnicos da Embasa estiveram no local na tarde desta segunda-feira (23) para realizar a reposição dos equipamentos roubados. De acordo com Ramildo Camilo, se tudo ocorresse bem, até a meia noite de hoje os equipamentos já estariam funcionando normalmente.

Um técnico informou que o valor do cobre no mercado negro pode chegar a R$ 12,00 o quilograma. O valor do prejuízo ainda não foi divulgado pela empresa.

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu