Justiça

Dezenas de pessoas participaram de mobilização no município de Itapebi

Melhorias na saúde, educação e segurança foram cobradas no município e distritos

Redação Rastro101
10/07/2013 por Redação, atualizado em 16/07/2013 às 13h18 por Redação

Depois de uma caminhada pela cidade, manifestantes se reuniram na frente da Prefeitura Municipal de Itapebi. (Foto: Rafael Amaral/Rastro101)Depois de uma caminhada pela cidade, manifestantes se reuniram na frente da Prefeitura Municipal de Itapebi. (Foto: Rafael Amaral/Rastro101)

Dezenas de pessoas realizaram uma mobilização no início da noite desta terça-feira (9), no centro da cidade de Itapebi, extremo-sul baiano. Pelo menos 30 pessoas saíram às ruas com faixas e cartazes em protestos por melhorias no município.

Caminhada saiu de uma praça no Bairro Fênix até a sede da Prefeitura Municipal. (Foto: Rafael Amaral/Rastro101)Caminhada saiu de uma praça no Bairro Fênix até a sede da Prefeitura Municipal. (Foto: Rafael Amaral/Rastro101)Os manifestantes realizaram uma pequena caminhada, que teve início em uma praça no Bairro Fênix, terminando com uma concentração em frente à Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Itapebi. Os manifestantes gritavam frases como "Fora Itapé, queremos emprego".

De acordo com um dos organizadores do movimento, Romildo Silva, as três principais cobranças no protesto envolvem a área de saúde, educação e segurança no município. "A situação alarmante está na área de segurança, e que apenas neste ano, de janeiro ao início de julho já foram registrados 15 homicídios na cidade, sem contar corpos encontrados boiando em rios, que entraram como morte por afogamento", ressaltou.

Romildo destacou ainda que é uma obrigação do Poder Legislativo e do Executivo em se reunirem e buscar soluções para a melhoria na segurança do município. Segundo ele, o efetivo de policiais é muito baixo, contando com apenas dois policiais por plantão, e ainda tem o agravante de não ter uma polícia investigativa.

Grupo também realizou protestos em frente à Câmara Municipal de Vereadores. (Foto: Rafael Amaral/Rastro101)Grupo também realizou protestos em frente à Câmara Municipal de Vereadores. (Foto: Rafael Amaral/Rastro101)

Em Itapebi será criada uma comissão para que alguns pontos de cobrança sejam formalmente levados para a Câmara de Vereadores e para que uma fiscalização efetiva seja realizada. De acordo com Romildo, algumas irregularidades foram detectadas após análise no site do TCM, e eles irão exigir um esclarecimento ao Ministério Público.

Manifestação foi pacífica durante todo o protesto. (Foto: Rafael Amaral/Rastro101)Manifestação foi pacífica durante todo o protesto. (Foto: Rafael Amaral/Rastro101)Irregularidades no transporte público do município também foram citados nos protestos, inclusive, o caso da locação de veículo onde nem mesmo o proprietário sabia dessa locação. Problemas na saúde detectados, como falta de médicos no município, no Hospital e PSF's.

De acordo com Antônio Elias, os povoados de Caiubi, Ventania e na Cidade Baixa (Cidade Histórica), também sofre com a falta de segurança. O distrito de Caiubi, com pelo menos 800 habitantes, que fica a 50 quilômetros de distância do município, não tem nem policial e nem ambulância.

Os organizadores ressaltaram que no município de Itapebi, assim como em vários outros municípios, a maior parte da população acha que os protestos estão tendo conotação política, mas que o que eles lutam é pela melhoria da cidade: "Queremos ver a cidade melhorar, a saúde funcionando. Queremos ver as pessoas saírem de suas casas e poder ir na casa do vizinho com tranquilidade". Segundo Romildo, dois amigos seus foram embora este mês porque estão se sentindo ameaçados.

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:
Protestos

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu